CALENDÁRIO DA DANÇA

Calendário da Dança - 24 a 30 de setembro de 2018

Imagem: Quasar Cia de Dança (Divulgação) | Domingo, 23 de Setembro de 2018 | por Portal MUD |


Quasar de volta aos palcos em única apresentação no RJ. Em cartaz em São Paulo as temporadas de Deborah Colker, Cena 11, E² Cia de teatro e dança e Núcleo Menos 1 Invisível. E ainda a extensa programação do Festival Mirante Botucatu e Festival Shimmie. Vem dançar!


 DANÇA DO VENTRE

FESTIVAL SHIMMIE (SP) – 24 a 30 de setembro

O objetivo do Fórum Orienta e Festival Shimmie SP é realizar programação cultural intensa voltada à arte, cultura e dança oriental árabe. O evento visa promover aos praticantes e à população da cidade acesso à cultura e a disseminação do conhecimento, além de: Desenvolvimento artístico para bailarinos amadores; Divulgação, promoção e formação para bailarinos profissionais; Acesso aos grandes profissionais brasileiros da atualidade, tanto em workshops quanto nos shows.

Veja a programação e como adquirir o seu ingresso aqui.


DANÇA CONTEMPORÂNEA

QUASAR CIA DE DANÇA com o espetáculo O QUE AINDA GUARDO (RJ) – 26 de setembro

A convite da Vivara e em única apresentação no Rio de Janeiro, a Quasar Cia de Dança apresenta um espetáculo intrinsicamente brasileiro, sobre a união entre formas de criação que atingem diferentemente os sentidos da plateia: a energia e fugacidade da dança da Quasar, que dirige os olhares e provoca interpretações; a tessitura da Bossa Nova, estilo musical impregnado da alma de nosso país e que completa 60 anos; o brilho de peças de design exclusivo, criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias eternas. Este conjunto não poderia receber outro nome, já que trata-se de uma tríade formada por riquezas culturais de inestimável valor. 

O espetáculo ainda faz uma homenagem aos 30 anos da Quasar, resgatando imagens que retomam a essência da Companhia. Instantes de espetáculos que se tornaram preciosos e únicos em nossa trajetória, e que cintilam nesta nova criação, provocando uma espécie de reminiscência em nossos espectadores. 

Mais informações sobre datas, local e ingressos aqui.


CIA DE DANÇADEBORAH COLKER com o espetáculo NÓ (SP) – 20 a 30 de setembro

Em busca de uma dramaturgia que permitisse associar as questões físicas de espaço e movimento a reflexões sobre questões humanas universais, Deborah Colker elegeu o desejo como tema para criar esta coreografia desafiadora, com bailarinos se movendo em um emaranhado de cordas. “Cordas que dão nós e que simbolizam os laços afetivos que nos amarram”, diz Deborah. “Cordas que servem para aprisionar, puxar, ligar, libertar”. Em 2018, Nó ressurge em nova leitura, com novos significados, marcando os processos de amadurecimento da coreógrafa e seu grupo – e talvez influenciado pelo viés narrativo surgido em espetáculos como Tatyana, de 2011, inspirado na literatura de Alexander Pushkin. Em 2014, Nó foi apresentado na França pelo Ballet de L’Opéra National du Rhin, somando-se às conquistas internacionais de Deborah, cuja capacidade de reger grandes produções já a levaram a coreografar para o Cirque du Soleil e para a abertura das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. 

Informações sobre a temporada aqui.

Para saber mais sobre o espetáculo, leia a matéria aqui.


CENA 11 com o espetáculo ANÁTEMA 02 (SP) – 21 de setembro a 29 de a 30 de setembro

Anátema 02 expande a definição de anatomia para tudo o que o corpo acessa através do movimento. Utilizando processos de transdução, nos quais uma forma de energia se transforma em outra equivalente e co-dependente, o corpo se faz antena e interface que metaboliza a mudança do espaço, incluindo todos os corpos que o compartilham.

Anátema nomeia ações do Grupo Cena 11 onde o corpo se disponibiliza e mobiliza o espaço para prismar regras que inibem mudanças.

Mais informações sobre a temporada aqui.


CIA OITO NOVA DANÇA com o espetáculo JURUÁ (SP) - 29 e 30 de setembro

Juruá é um dos modos como os Guarani se referem aos não indígenas. É nessa condição, atravessados por encontros com os Guarani Mbya, que nossos corpos e palavras se movimentam nessa criação. A relação que se estabelece pela diferença é a conexão que possibilita aprendizados e alianças. Em Juruá, a Cia Oito Nova Dança dá continuidade à pesquisa de linguagem que intersecciona movimento e sonoridade inspirada pela leveza e resistência dos xondaro, os guardiões guarani e sua dança de enfrentamento e esquiva. Juruá somos nós, que jamais seremos Guarani, mas também não mais os mesmos após os encontros nas aldeias, na cidade e em nossos corpos.

Saiba mais aqui.

NÚCLEO MENOS 1 INVISÍVEL com o espetáculo FLUTUANTE (SP) – 27 de setembro

Partilha de um processo que experimenta aproximar e incorporar sentidos de temporalidade dentro de um contexto macro-urbano, usando a flutuação e a instabilidade como vetores da pesquisa. Em busca de sintetizar uma corporeidade de fragmentos à deriva, a imagem do barco e do mar nos leva ao universo dos náufragos e suas lutas por sobrevivência, por manutenção de suas histórias, suas culturas e suas identidades conquistadas ao longo do tempo.

Mais informações sobre o espetáculo aqui.


E² CIA DE TEATRO E DANÇA com o espetáculo MÚSICA PARA VER (SP) – de 20 a 29 de setembro

Música para Ver, solo que tem como impulso inicial para a criação, escolher algumas músicas e dançá-las. Deste ato simples e primordial, surge o movimento e, a partir dele, repertório da música popular brasileira, reafirmam o interesse pela literatura (e pela palavra), presente em vários trabalhos anteriores da E² Cia de Teatro e Dança. Partindo da escrita musicada, poemas se reinventam e se refazem no corpo da intérprete e na cena.

Veja mais aqui.


FESTIVAL MIRANTE BOTUCATU 2018 com diversas atrações (SP) – 15 a 29 de setembro   

Além de oferecer programação gratuita que inclui apresentações de companhias e bailarinos brasileiros durante este mês de setembro, o festival fomenta a produção local com um Programa de Estudos e Formação em Dança que já está acontecendo desde abril deste ano e inclui atividades do Núcleo de Estudos Contemporâneos, Oficina Montagem com o Grupo Pé Step e Residência Artística com o Coletivo Ímã. 

Veja a programação aqui.

 


Calendário da Dança do Portal MUD é uma plataforma de divulgação colaborativa. O seu evento também pode ser divulgado no portal e em nossas redes sociais!

Basta criar o seu perfil profissional e/ou o do seu negócio no Mural da Dança e criar o seu evento. Cadastre-se aqui e crie agora mesmo o seu evento.

A criação e divulgação do primeiro evento é gratuita! Conheça as vantagens de assinar o plano premium do Mural da Dança.

Faça parte você também! 




Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.