MUSEU DA DANÇA

Artista da dança protagoniza videoclipe

Imagem: Claudio Gimenez | Terça, 04 de Setembro de 2018 | por Portal MUD |


Acreditamos na importância de ações que pensem a mediação de conteúdo e a formação de público para a dança. Em 2017 tivemos a oportunidade de colocar nossas ideias em prática dentro do projeto “Fados”, da artista Mariana Muniz, que foi contemplado pelo 20º edital do Fomento à Dança de São Paulo, e hoje colhemos os resultados positivos!

A ação pedagógica que desenvolvemos consistia na criação de um Grupo de Estudos que proporcionou a imersão e o envolvimento de 12 aprendizes, de diferentes áreas do conhecimento, em todas as frentes do projeto Fados - que vislumbrou a criação do espetáculo “Fados e outros afins” -, a saber: criação artística, produção, questões técnicas, ação educativa, além de aulas de corpo ministradas por Mariana Muniz.  

Esta proximidade com o projeto possibilitou um entendimento aprofundado da obra artística e tudo que a permeia, seja visível ao público ou não, tais como: o tema abordado, os pensamentos que motivaram a criação artística, a dramaturgia, os processos criativos, o processo de criação de figurino, trilha sonora, cenografia, iluminação, os conhecimentos necessários para realizar uma produção, a necessidade de se preocupar com a formação de público, etc.  Nossa expectativa era formar futuros profissionais capacitados a refletirem sobre a dança e, também, atuarem profissionalmente como bailarinos, diretores, compositores, figurinistas, iluminadores, produtores, educadores. 

Atingimos essa meta! Um dos nossos aprendizes, que assistenciou Divan Gatamorta na composição da trilha sonora do espetáculo, se lança na carreira profissional como músico e compositor. O primeiro álbum autoral de Luciano Renan se chama Aurora. O disco é composto de 16 faixas da autoria de Renan e segue uma proposta conceitual, abordando temas de questões internas do ser humano e sua relação com o mundo. Hoje, com muito orgulho, compartilhamos o clipe da música “O Homem e o Mundo”, composta por Luciano Renan e interpretado por Mariana Muniz.

O álbum pode ser ouvido em diversas plataformas digitais. Conheça todas aqui.





Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do Portal MUD; a responsabilidade é do autor da mensagem.