Sônia Mota – maturidade em cena

Sônia Mota faz parte do seleto grupo de artistas pioneiros da dança contemporânea no Brasil. Figura atuante da dança paulista nas décadas de 70 e 80, participou do movimento do Teatro de Dança Galpão, que em plena ditadura militar burlou a censura com grande criatividade e inovação.

Como bailarina, fez parte da renovação do Corpo de Baile Municipal, hoje Balé da cidade de São Paulo e desde 1989 se estabeleceu na Alemanha, atuando como intérprete de grandes cias, além de coreógrafa e professora. Hoje, aplica sua própria metodologia chamada Arte da Presença (saiba mais sobre esta técnica acessando as aulas online de Sônia no Laboratório da Dança).

E não pense que mesmo com os seus 70 anos de vida, Sônia deixou os palcos. Em plena atividade, estreou em setembro deste ano em Tanzhaus de Düsseldorf na Alemanha o espetáculo infanto-juvenil “Pedaço de papel – um concerto de dança para um público de 1 a 99 anos”. O espetáculo pertence ao ciclo do projeto “O corpo social“ que levanta discussões atuais no âmbito corpo/saúde e seu processo de envelhecimento.

Ninguém poderia expressar melhor esse corpo lembrança/memória do que Sônia Mota, que com sua maturidade se torna uma arquivista do movimento e da dança. No espetáculo junto com o músico Jörg Ritzenhoff, os dois artistas percorrem uma selva de papel e contam suas histórias e vivências através do som e movimento.

A coreografia é assinada por Barbara Fuchs, que se arrisca com os dois intérpretes a fazer com que mudanças, influências externas e a passagem do tempo se tornem visíveis com a ajuda do papel. O papel “apercebe-se” de cada dobra, de cada rasgo, de cada corte e poeticamente faz um paralelo entre os vestígios e influências externas que se deixam inscrever no papel e os acontecimentos e experiências vividas que também se registram no corpo através das cicatrizes, máculas e rugas.

“Pedaço de papel” ganhou o Prêmio Dança e Teatro de Colônia na categoria melhor espetáculo infanto-juvenil do ano. A premiação será em 3 de dezembro.

 

Ficha Técnica:

Direção artística: Barbara Fuchs // Dança: Sônia Mota // Musica: Jörg Ritzenhoff // Cenário: Odile Foehl // Luz: Wolfgang Pütz // Dramaturgia: Henrike Kollmar // Assistência: Emily Welther // RP: Kerstin Rosemann. *Uma co-produção da Tanzhaus NRW dentro do projeto Take-off; da Secretaria de Cultura da Cidade de Colônia; da Organização das Artes Liberais da Renania do Norte-Westfalia; do Fundo das Artes Cênicas; da Fundação Artística da Renania do Norte-Westfalia e do Ministério das Ciências e da Cultura da Renania do Norte-Westfalia. **tanzfuchs PRODUKTION foi beneficiada pela Fundação de Cultura e Energia do Reno.

 Quer conhecer a metodologia desenvolvida por Sônia Mota? Assista a aula magna online de dança contemporânea ministrada por ela no Laboratório da Dança. Cadastre-se! Os primeiros 10 dias são gratuitos.

Galeria de Fotos

Talita Bretas

Talita Bretas

Ver Perfil

Gestora Cultural, idealizadora e diretora do Portal MUD e Museu da Dança. Graduada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Centro Universitário SENAC. Fez intercâmbio em Santiago do Chile cursando Dança na Universidad de las Americas através da Rede Laureate de Universidades. Desde 2009 desenvolve projetos e eventos para diversos artistas e companhias independentes da cidade de São Paulo.