Sônia Mota faz parte do seleto grupo de artistas pioneiros da dança contemporânea no Brasil. Figura atuante da dança paulista nas décadas de 70 e 80, participou do movimento do Teatro de Dança Galpão, que em plena ditadura militar burlou a censura com grande criatividade e inovação.
Como bailarina, fez parte da renovação do Corpo de Baile Municipal, hoje Balé da cidade de São Paulo e desde 1989 se estabeleceu na Alemanha, atuando como intérprete de grandes cias, além de coreógrafa e professora. Hoje, aplica sua própria metodologia chamada Arte da Presença (saiba mais sobre esta técnica acessando as aulas online de Sônia no Laboratório da Dança).
E não pense que mesmo com os seus 70 anos de vida, Sônia deixou os palcos. Em plena atividade, estreou em setembro deste ano em Tanzhaus de Düsseldorf na Alemanha o espetáculo infanto-juvenil “Pedaço de papel – um concerto de dança para um público de 1 a 99 anos”. O espetáculo pertence ao ciclo do projeto “O corpo social“ que levanta discussões atuais no âmbito corpo/saúde e seu processo de envelhecimento.
Ninguém poderia expressar melhor esse corpo lembrança/memória do que Sônia Mota, que com sua maturidade se torna uma arquivista do movimento e da dança. No espetáculo junto com o músico Jörg Ritzenhoff, os dois artistas percorrem uma selva de papel e contam suas histórias e vivências através do som e movimento.
A coreografia é assinada por Barbara Fuchs, que se arrisca com os dois intérpretes a fazer com que mudanças, influências externas e a passagem do tempo se tornem visíveis com a ajuda do papel. O papel “apercebe-se” de cada dobra, de cada rasgo, de cada corte e poeticamente faz um paralelo entre os vestígios e influências externas que se deixam inscrever no papel e os acontecimentos e experiências vividas que também se registram no corpo através das cicatrizes, máculas e rugas.
“Pedaço de papel” ganhou o Prêmio Dança e Teatro de Colônia na categoria melhor espetáculo infanto-juvenil do ano. A premiação será em 3 de dezembro.
Ficha Técnica:
Direção artística: Barbara Fuchs // Dança: Sônia Mota // Musica: Jörg Ritzenhoff // Cenário: Odile Foehl // Luz: Wolfgang Pütz // Dramaturgia: Henrike Kollmar // Assistência: Emily Welther // RP: Kerstin Rosemann. *Uma co-produção da Tanzhaus NRW dentro do projeto Take-off; da Secretaria de Cultura da Cidade de Colônia; da Organização das Artes Liberais da Renania do Norte-Westfalia; do Fundo das Artes Cênicas; da Fundação Artística da Renania do Norte-Westfalia e do Ministério das Ciências e da Cultura da Renania do Norte-Westfalia. **tanzfuchs PRODUKTION foi beneficiada pela Fundação de Cultura e Energia do Reno.
Quer conhecer a metodologia desenvolvida por Sônia Mota? Assista a aula magna online de dança contemporânea ministrada por ela no Laboratório da Dança. Cadastre-se! Os primeiros 10 dias são gratuitos.