XVII Fórum Nacional de Dança lança edital com ajuda de custo para participantes

O XVII Fórum Nacional de Dança acontece entre os dias 20 e 23 de maio de 2026, na cidade de São Paulo (SP), reunindo profissionais da dança de todas as regiões do país para debates, articulação política e construção coletiva de propostas para o fortalecimento do setor.

Com caráter formativo, político e artístico, o Fórum Nacional de Dança é um espaço histórico de encontro da sociedade civil organizada, voltado à incidência em políticas públicas, à defesa da dança como área de conhecimento e profissão, e à consolidação de pautas estruturantes do setor.

Um momento estratégico para a dança no Brasil

A realização do XVII Fórum ocorre em um contexto de importantes avanços e disputas no campo legislativo e institucional, como a tramitação de projetos de lei que tratam da regulamentação da profissão da dança, da aposentadoria especial para profissionais do setor e do reconhecimento da dança em diferentes esferas das políticas públicas.

O encontro também se insere no esforço de continuidade das ações encaminhadas no XVI Fórum Nacional de Dança, realizado em 2023, reafirmando o compromisso com a participação social, a organização nacional da dança e o fortalecimento do tripé da sustentabilidade das artes: criação, formação e difusão.

Evento aberto e gratuito

O XVII Fórum Nacional de Dança será aberto e gratuito, com participação presencial em São Paulo. Pessoas interessadas poderão acompanhar as atividades, debates e mesas de discussão. As inscrições gerais para o evento serão abertas em breve.

Edital seleciona 20 participantes com ajuda de custo

Além da programação aberta, o Fórum Nacional de Dança lançou um edital de seleção de participantes, que irá selecionar 20 participantes com ajuda de custo, incluindo passagens, hospedagem e alimentação, para participação integral nos quatro dias do encontro.

A ajuda de custo é destinada exclusivamente a pessoas residentes no Brasil, conforme os critérios estabelecidos no edital. O objetivo da seleção é fortalecer a participação de pessoas com atuação política no campo da dança, contribuindo para a organização do setor e a incidência qualificada em políticas públicas.

Pessoas que tenham condições de participar com recursos próprios ou por meio de apoios institucionais, como secretarias estaduais ou municipais de cultura, também poderão integrar o Fórum por meio das inscrições gerais.

Realização e apoio

O XVII Fórum Nacional de Dança é realizado pelo Fórum Nacional de Dança (FND), associação fundada em 2001, com atuação contínua na articulação nacional do setor e na defesa da dança como área estratégica para a formação cidadã, artística e econômica no Brasil.

O evento é viabilizado por meio do Termo de Fomento nº 984230/2025, celebrado entre o FND e a FUNARTE, com recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Carlos Zarattini.

Inscrições

As inscrições para o edital seguem abertas até 13 de fevereiro.

Edital completo: https://drive.google.com/file/d/181r5k5G1Au6Ce_Zooh65V1Jzt7CC18-l/view?usp=drivesdk

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctxgnJUiIMWx52jZcu-OymQfG52QTWHbWgqkaf4L2GwWUI3w/viewform

Fórum Nacional de Dança

Fórum Nacional de Dança

Ver Perfil

O Fórum Nacional de Dança (FND) é uma associação fundada em 2001 frente à emergência advinda da ingerência do Conselho de Educação Física na área do ensino da dança. Sua criação foi baseada na busca por ações estruturadoras para o campo da dança em âmbito nacional tendo como princípio norteador a construção participativa. Sob essa perspectiva, o FND vem buscando o fortalecimento e autonomia da dança como área de atuação e de conhecimento, o que implica na definição de políticas específicas, próprias, nas mais diversas esferas e sua legitimidade enquanto tal, junto aos poderes constituídos e à sociedade civil.

Ao longo de duas décadas, o FND esteve ativamente envolvido em todas as pautas relacionadas à dança. Além de realizar congregações presenciais sistemáticas com pastas específicas, passando pelos estados do Paraná, São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Paraíba, o FND participou da Câmara/ Colegiado Setorial de Dança entre os anos de 2005 a 2016, dos encontros promovidos pela Articulação Nacional da Dança e da Política Nacional das Artes entre os anos de 2015 e 2016. No contexto pandêmico, realizou um encontro via remota em 2021 com a participação de aproximadamente 300 pessoas fazedoras da dança.

Assim, o FND é detentor de um acúmulo e avanço nas pautas abarcadas pela dança. Realizou em 2023 o seu XVI encontro com a participação de representantes de todos os estados Brasileiros e em 2024 importantes reuniões, dentre as quais a audiência com a Ministra da Cultura Margareth Menezes. Destacamos em especial proposições e acompanhamento de temas que já tramitam no Congresso Nacional, como o Projeto de Lei que Regulamenta a Atividade dos Profissionais da Dança – PL no 4768/2016; Projeto de Lei Complementar para Aposentadoria Especial para o Profissional da Dança – PLP no 190/2015; e Projeto de Lei que inclui as atividades profissionais da Dança no rol das CNAEs para atuação como MEI, PLP no 47/2022.