Espetáculo gaúcho de dança contemporânea realiza temporada no Complexo Cultural Funarte SP
No dia 12 de agosto, sexta-feira, às 19h, inicia a temporada de retomada do espetáculo gaúcho Solo Em Água Fervente, da Cia. Soltos no Espaço, na Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP. Contemplado pelo Edital de Credenciamento para Realização de Espetáculos de Circo, Dança, Teatro e Música na Funarte SP, espetáculo permanece em cartaz até 4 de setembro, com apresentações sempre sextas e sábados às 19h e domingos às 18h.
Solo Em Água Fervente é um espetáculo de dança contemporânea da Cia. Soltos no Espaço, de Maria Albers, que teve sua estréia em novembro de 2011, em Porto Alegre/RS, no Centro Cultural Usina do Gasômetro, sendo sucesso de público e crítica. Com Maria em cena, é uma criação conjunta com a convidada Luciana Hoppe, pesquisadora de dança e do movimento gaúcha, atualmente radicada em São Paulo. Luciana assina a Direção Cênica da obra, assim como a Cenografia, Figurino e Trilha Sonora Pesquisada. A obra coreográfica aborda como tema e como experiência o fluxo das emoções no corpo, encaradas como ingredientes de uma poção alquímica em preparo e em processo de ebulição. Carrega, tanto como enigma quanto como peça-chave, a temática da Loucura e seus conteúdos simbólicos e míticos que a atravessam. A criação recebeu de técnicas e referenciais somáticos a ênfase na percepção da interconexão corpo e mente para a exploração do movimento.
Espetáculo solo, como o próprio nome sugere, a obra fala das dinâmicas de construção de um ‘chão’ em meio à instabilidade. Trata da necessidade de solidez e continência (da cena e do corpo) para dar conta de seus conteúdos líquidos, ou seja, daquilo que constantemente nos transborda, escapa, extravasa e às vezes afoga, como alusão aos conteúdos de nosso inconsciente. Joga com a porosidade e a fragilidade dos continentes que se apresentam, tratando com um tom de mistério e perigo o movimento dessas águas, ou de nossas próprias dinâmicas de abertura e fechamento para as trocas com o mundo, sem deixar de reconhecer o potencial criativo inerente à autenticidade destes ritmos. Solo Em Água Fervente é uma cena-poção.
Em 2011, o espetáculo foi contemplado com o Prêmio Açorianos de Dança (Melhor Espetáculo, Melhor Cenografia – Luciana Hoppe, Melhor Iluminação – Fabrício Simões e Melhor Bailarina – Maria Albers) e com o Prêmio Fundação Piratini TVE e FM Cultura/RS . Após a sua temporada de estreia, realizou em 2012 novas apresentações em eventos de artes cênicas da capital gaúcha e curta temporada no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro.
A partir daí, a montagem entrou em fase de hibernação, período no qual as duas criadoras lançaram-se no aprofundamento de suas pesquisas: Luciana Hoppe na formação no Sistema Body-Mind Centering (BMC) e posterior Mestrado em Poéticas do Corpo pela UNICAMP e Maria Albers nas formações em Antiginástica e em Experiência Somática e no aperfeiçoamento especializado em Saúde Mental Coletiva pelo Programa de Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.
A atuação de Maria Albers na intersecção entre Arte e Saúde tem implicações na atual retomada do trabalho, aliando a criação cênica ao cuidado de pessoas em sofrimento psíquico severo e persistente. Nesses anos Maria trabalhou no Hospital Psiquiátrico São Pedro e em diversos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Porto Alegre e Região Metropolitana. Atuou durante 7 anos na direção cênica do Grupo NAU da Liberdade e atualmente dirige a Cia. Soltos no Espaço, ambos coletivos de criação cênica que incluem em seus elencos pessoas com e sem diagnósticos psiquiátricos. Segundo Maria Albers, o mergulho no universo do cuidado em Saúde Mental foi essencial para uma compreensão mais plena da obra em questão, assim como para a estruturação de novas camadas em si mesma que pudessem dar mais conta de intensidades do simbolismo que se propunha a sustentar em cena. “Dançar a fluidez sem antes saber onde eu estava pisando me desconcertou além da conta, e muito como fruto do próprio enigma que a obra me lançara e o necessário escancaramento de meus pontos-cegos. Foi preciso estar junto de pessoas que vivem o desconcerto em suas vidas de uma forma extrema e a partir de gestos criativos apoiá-las a dar conta de suas experiências, para voltar a dar conta da minha própria” diz Maria.
Esses mais de 10 anos de experiência de Maria Albers no cuidado em Saúde Mental, levaram à formulação de uma proposta metodológica para a experiência da criação cênica, chamada Cuidado Em Cena, que será compartilhada em formato de oficina paralelamente à temporada do espetáculo. A Oficina Cuidado em Cena será ministrada pela bailarina no dia 18 de agosto, das 15h às 17h, na Sala Renée Gumiel. É destinada a artistas e estudantes de artes de diferentes linguagens, profissionais que atuam no cuidado em Saúde, usuárias e usuários de serviços de Saúde Mental, Atenção Básica e Assistência Social e a qualquer pessoa interessada no tema. A oficina terá 20 vagas e é gratuita. É necessário fazer inscrição prévia pelo email mariaalbers99@gmail.com. Os participantes terão isenção de ingresso para o espetáculo.
A produção também oferece isenção de ingressos para o espetáculo Solo Em Água Fervente para grupos vinculados às redes públicas de Saúde e Assistência Social e a outros projetos sociais da cidade, mediante contato prévio também pelo email mariaalbers99@gmail.com.
Os ingressos no valor de 50,00 (inteira) e 25,00 (meia) podem ser adquiridos antecipadamente pelo Sympla ou na bilheteria da Funarte 1 hora antes de cada apresentação (somente em dinheiro ou pix).
Solo Em Água Fervente é uma produção de Maria Albers – Dança&Corporeidades e é a obra inaugural da Cia. Soltos no Espaço. Neste espetáculo, Luciana Hoppe foi a criadora e diretora cênica convidada. A companhia de dança que é dirigida por Maria Albers, conta com a participação de bailarinos e bailarinas com e sem diagnósticos psiquiátricos e já vem trabalhando em duas novas montagens: Camisa de Força em Vênus e Nós do Avesso.
A realização da temporada de Solo Em Água Fervente na Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP, de 12/08 a 4/09, conta com o apoio cultural da Funarte, pelo Edital de Credenciamento para Realização de Espetáculos de Circo, Dança, Teatro e Música na Funarte SP.
Serviço:
O quê: Temporada do espetáculo de dança Solo Em Água Fervente da Cia . Soltos no Espaço
Local: Complexo Cultural Funarte SP – Sala Renée Gumiel (Alameda Nothmann, 1058, Campo Elíseos)
Data: 12/08 a 4/09/2022 (sextas, sábados e domingos)
Horário: sextas e sábados às 19h, domingos às 18h
Ingressos: 50,00 inteira e 25,00 meia-entrada, antecipados pelo Sympla ou na bilheteria da Funarte 1 hora antes da apresentação (somente em dinheiro ou pix).
Isenção: para grupos vinculados às redes públicas de Saúde e Assistência Social e a outros projetos sociais da cidade e para os participantes da oficina Cuidado em Cena, mediante contato prévio pelo e-mail mariaalbers99@gmail.com.
O quê: Oficina Cuidado em Cena
Local: Complexo Cultural Funarte SP – Sala Renée Gumiel (Alameda Nothmann, 1058, Campo Elíseos)
Data: 18 de agosto
Horário: 15h às 17h
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail mariaalbers99@gmail.com
Apoio Cultural: FUNARTE