Crédito das Fotos: Cena de aula da São Paulo Escola de Dança. Foto de Samira Dantas e Iari Davies
A São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa – abre Processo Seletivo para oito novas turmas dos Cursos de Extensão Cultural, com aulas práticas e teóricas sobre o universo da dança, que acontecem no segundo semestre. As inscrições vão até o dia 21 de agosto e são gratuitas pelo site: www.spescoladedanca.org.br/processo-seletivo/
Os Cursos de Extensão Cultural abordam temas que abarcam a história da dança, técnicas específicas de dança, conteúdos práticos e teóricos de iniciação à dança, atuação no mercado de trabalho, integração com outras linguagens artísticas ou áreas do conhecimento, como filosofia, estética, comunicação, dentre outros, e cada curso tem carga horária mínima de 64 horas/aula.
Neste semestre as aulas terão início a partir da primeira semana de setembro e serão ministrados em oito diferentes opções: Dança contemporânea: pluralidade na dança, e Teatro musical: repertório e criação, que tem curadoria de Erika Novachi e acontecem em formato presencial; Danças Negras: Memória e Contemporaneidade e Danças e Cozinha Brasileira: Ritmos e Sabores, com curadoria de Enoque Santos, que acontecem em formato presencial e Escrever e Criticar Dança: Diversidade Do Olhar, Vem Coreografar com Artistas!, Pedagogia de Dança: Possibilidades Atuais e Introdução a história e Historiografias da Dança, que tem curadoria de Cássia Navas, estes acontecem em formato online e presencial.
Serão ofertadas 50 vagas por turma nos cursos em formato online e 40 em cada um dos presenciais. Além de totalmente gratuitos, eles são voltados para pessoas interessadas acima dos 16 anos e 50% das vagas são destinadas a pessoas vindas de contexto de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social e/ou relacional e 20% delas voltadas a pessoas negras (pretas ou pardas) ou de origem indígena.
“A diversidade de cursos oferecidos promove a inserção de múltiplas linguagens dentro da Escola. Temos do teatro musical à crítica de dança, de coreografia às danças e cozinha brasileira. Sem contar que os professores que irão ministrar as aulas são figuras importantes no cenário das artes do país e do exterior”, fala Inês Bogéa, diretora artística e educacional da São Paulo Escola de Dança.
Cena de aula da São Paulo Escola de Dança. Foto de Samira Dantas e Iari Davies
SAIBA MAIS SOBRE CADA UM DOS CURSOS:
“Dança contemporânea: pluralidade na dança” | Curso Presencial
Promove o estudo de abordagens teóricas e práticas da dança contemporânea por meio do ensino de técnicas de chão, de intérprete-criador, dramaturgia do movimento, composição coreográfica, entre outras. Prevê como atividade de encerramento a montagem de um processo coreográfico.
Início das aulas: 02 de setembro a 1º de outubro
Professores: Alex Soares, Ana Bottosso, Andrea Pivatto, Cibele Ribeiro, Ilana Elkis, Liana Zakia e Miriam Druwe
Dias e horários: sábados e domingos, das 9h às 18h30
Link para o edital completo: http://kli.cx/khvd
“Teatro musical: repertório e criação” | Curso Presencial
Visa o estudo e a prática das diferentes metodologias empregadas no teatro musical por meio de aulas de técnica de dança, canto e interpretação (leitura de textos de musicais). Prevê uma palestra sobre o contexto do teatro musical no Brasil e a montagem de um processo coreográfico na linguagem estudada como encerramento do curso.
Início das aulas: 02 de setembro a 1º de outubro
Professores: Jhean Alex, Katia Barros, Fernanda Chamma, Maiza Tempesta e Ronnie Kneblewski
Dias e horários: sábados e domingos, das 9h às 18h30
Link para o edital completo: http://kli.cx/khvf
“Danças Negras: Memória e Contemporaneidade” | Curso Presencial
A proposta do curso é a de abordar as danças negras em seu contexto tradicional e contemporâneo, apresentando um conjunto de possibilidades de ritmos, singularidades e vocabulários. Serão apresentados também recortes do ensino das danças tribais africanas, bem como danças afro-brasileiras e a capoeira.
Início das aulas: 02 de setembro a 1º de outubro
Professores: Daniel Puertorico, Mestre Zizo, Nara Ramires e Rose Maria
Dias e horários: sábados e domingos, das 9h às 18h30
Link para o edital completo: http://kli.cx/khvh
“Danças e Cozinha Brasileira: Ritmos e Sabores” | Curso Presencial
Um curso inédito que reúne danças e gastronomia brasileiras. Propõe um estudo relacional entre ritos que envolvem a elaboração de comidas tradicionais e a corporeidade presente em danças afro, indígenas e populares brasileiras.
Início das aulas: 02 de setembro a 1º de outubro
Professores: Anderson Kary Báya, Ayodelê, Caio Nunes, Iyá Tânia, Larissa Osunbiyii e Roberta Viana
Dias e horários: sábados e domingos, das 9h às 18h30
Link para o edital completo: http://kli.cx/khvk
“Escrever e Criticar Dança: Diversidade Do Olhar” | Curso Presencial
Um curso com abordagens teóricas e práticas que irá trabalhar de forma analítica a base histórica da dança e das artes, apontando para múltiplas formas de escrita em novas e velhas mídias – sempre a partir de obras e performances do campo da dança em suas várias formas e em contextos históricos e atuais.
Início das aulas: 02 de setembro a 11 de novembro
Professores: Amanda Queirós, Cássia Navas, Flávia Fontes Oliveira, Marcela Benvegnu e Ricardo Viviani
Dias e horários: sábados, das 9h às 18h30
Link para o edital completo: http://kli.cx/khwe
“Vem Coreografar com Artistas!” | Curso Presencial
A partir de aulas teóricas e práticas, o curso irá abordar diversas técnicas atuais de criação em dança por meio de uma vivência com oito criadores(as) de múltiplas vertentes. Além disso, promoverá um processo experimental de elaboração de células coreográficas de curta duração com objetivo de auxiliar no processo formativo.
Início das aulas: 02 de setembro a 11 de novembro
Professores: Karine Silva, Leandro Moura, Luana Espíndola e Vinícius Anselmo
Dias e horários: sábados, das 9h às 18h30
Link para o edital completo: http://kli.cx/khwg
“Pedagogia de Dança: Possibilidades Atuais” | Curso Online
Curso teórico e prático que prevê o desenvolvimento de abordagens pedagógicas, métodos e sistemas do ensino e criação da dança atuais para crianças e jovens em escolas livres e escolas do ensino regular da rede pública e privada.
Início das aulas: 04 de setembro a 13 de novembro
Professores: Andrea Anhaia, Carolina Romano de Andrade e Georgia Lengos
Dias e horários: segundas e quartas, das 19h às 22h (e apenas no dia 13/11, das 18h às 22h)
Link para o edital completo: http://kli.cx/khwi
“Introdução a história e historiografias da Dança” | Curso Online
O curso aborda, através de propostas práticas e teóricas, história e historiografias da dança de ontem e hoje – abrangendo as trajetórias clássicas, modernas e atuais, como histórias do balé, dança moderna, dança pós-moderna, jazz dance, dança contemporânea e outras danças atuais.
Início das aulas: 04 de setembro a 06 de dezembro
Professores: Ivan Bernardelli e Regina Amaral
Dias e horários: segundas e quartas, das 14h às 16h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30 (1 vez por mês)
Link para o edital completo: http://kli.cx/khwk
SERVIÇO:
Processo Seletivo – Cursos de Extensão Cultural – 2º semestre 2023
São Paulo Escola de Dança
Inscrições: até 21/08
Início das aulas: setembro/2023
Endereço: R. Mauá, 51, 3º andar – Luz – São Paulo – SP
Cena de aula da São Paulo Escola de Dança. Foto de Samira Dantas e Iari Davies
SÃO PAULO ESCOLA DE DANÇA
Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para a reflexão, o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas com foco em uma imprescindível valorização da pluralidade. Ela se estrutura em quatro eixos de atuação: Cursos Regulares, que têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico; Cursos Livres, que tem por objetivo promover o acesso a linguagem da dança para população em geral – a partir de 13 anos; Cursos de Extensão Cultural, que visam contribuir para a criação, produção e discussão da dança; Oportunidades e Projetos Especiais, que possibilitam ações afirmativas e de permanência a estudantes de baixa renda e/ou em vulnerabilidade social.
DIREÇÃO ARTÍSTICA E EDUCACIONAL | INÊS BOGÉA é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.
CONHEÇA OS CURADORES DOS CURSOS DE EXTENSÃO CULTURAL
Cássia Navas
É professora, autora, pesquisadora e curadora. É graduada em direito pela USP (1981), doutora em dança e semiótica pela PUC -SP (1997), pós-doutora em artes pela ECA -USP (2002), especialista em gestão e políticas culturais pela Unesco – Université de Dijon / Ministère de la Culture France (1995). Atua como professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Instituto de Artes/Unicamp, tendo sido professora convidada do Master Danse – Université de Paris 8. Autora de vários livros e artigos, foi pesquisadora do Idart/Secretaria Municipal de Cultura (SP), coordenadora da Rede Stagium e da Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo) e consultora do TD- Teatro e Dança (São Paulo, 2006-11). É curadora/ consultora de programas/projetos, como o Programa de Qualificação em Dança (São Paulo, 2015-21), Dança + Cidade (Sesc Pinheiros, SP/2015), Dancing: Inside Out (Frankfurt/2016), Plataforma Formação Estado da Dança (Piracicaba/2016), Seminários Ida-e-Volta, Dança: Brasil-França (France Danse Brésil 2016-17), CCSP – Centro Cultural São Paulo: Dança em Diálogo (2015-17) e Dança + Cidade, Modo Casa (Sesc Registro, 2020). Parte de sua produção compõe o site www.cassianavas.com.br e o canal YouTube Cássia Navas.
Enoque Santos
Enoque Santos é bailarino, coreógrafo e pesquisador. Representante da cultura brasileira, participa de projetos sociais e culturais de dança, arte-educação e dança afro. É integrante do Programa Dança Vocacional (artista orientador). Participou de diversos congressos nacionais e internacionais como Festival Internacional de Kizomba, Congresso Internacional Latino-Americano, Congresso Internacional de Dança e 4° AfroJoy Kizomba congresso Internacional. Frequentemente ministra oficinas de dança afro-brasileira, samba, danças folclóricas, danças populares e ancestralidade. Dirigiu diversos projetos de dança afro pelo Brasil e em Berlim, Madri e Argentina. Liderou, criou e atuou em vários projetos de criação e de formação cultural e artística, com o objetivo de eternizar a cultura afrobrasileira, entre os jovens, crianças e adolescentes em projetos sociais, culturais e artísticos. Junto a Cia de Dança de Diadema participou da montagem do espetáculo Crendices Quem Disse. Em 2021 foi um dos professores do Corpo, Memória e Ancestralidade do Curso de Extensão da São Paulo Escola de Dança.
Erika Novachi
Erika Novachi é um nome reconhecido no cenário do jazz dance brasileiro. Graduada em Educação Física é diretora residente do Galpão 1 Academia, de Indaiatuba. Como gestora foi secretária de Cultura da cidade de Indaiatuba por 21 anos. É professora e coreógrafa de Lyrical Jazz e bailarina. Atuou em companhias como o Grupo Raça e Companhia Dançar. Entre seus principais prêmios como coreógrafa destacam-se diversos primeiros lugares na categoria no Festival de Dança de Joinville, além de premiações em Nova York, no NYC Dance Alliance. É frequentemente convidada para ser jurada de mostras e competições de dança, tanto no Brasil, quanto no exterior. Sua companhia, Galpão 1, também transita como convidada em diversos eventos. Já ministrou aulas de lyrical jazz, na Broadway Dance Center, em Nova York, na Crossroads of Arts, em Los Angeles, na West London University, em Londres, entre outros. Em 2018 coreografou um trecho do concerto “Berstein 100”, para a São Paulo Companhia de Dança. É uma das diretoras e organizadoras do Congresso Internacional de Jazz Dance no Brasil e integra o comitê artístico da São Paulo Escola de Dança desde a sua criação.