O projeto artístico-pedagógico “Muntu” surge como um ato político e poético, inspirado na filosofia Kindezi – A arte bantu kongo do cuidar, que busca fomentar o ser humano, o “Muntu”, a ser um verdadeiro “sol vivo” em constante movimento, como defendido pelo filósofo Dr. Fu-Kiau. Em meio à efervescência cultural de São Paulo, uma cidade que dança em cada esquina, o “Muntu” se propõe a ser mais do que uma mera celebração da dança; é uma ode à diversidade humana e às inúmeras possibilidades de existência dos “Muntus” que a habitam.
Os idealizadores deste movimento, o núcleo de gestão artístico-pedagógica composto por Will Lima, Paloma Xavier e Rodrigo Cândido, almejam ser protagonistas solares das danças que ecoam pela cidade, promovendo vivências enriquecedoras para um público diversificado, com diferentes níveis de conhecimento e abordagens de dança. Através de ações como Percursos Formativos, Ciclo de Vivências, Processos Integrativos, Festejos, Corpo Tela, Fruições Solares, Espiralada Dançante e Partilhas Públicas, o “Muntu” busca refletir a diversidade e singularidade de cada indivíduo, acendendo o sol e as potências das danças plurais e diversas de São Paulo.
O lançamento do Projeto Artístico Pedagógico do CRD, intitulado “Muntu – Memórias Solares em Movimento”, está marcado para o dia 11 de maio, às 15h, no CRD – Centro de Referência da Dança. A programação incluirá momentos de encontro e celebração:
15h: Chegança, Lanche Coletivo e Discotecagem
16h: Partilha Pública: Apresentação do Projeto Artístico Pedagógico
17h-19h: Apresentações Mostra de Residentes CRD 2024
19:30h: Ato Artístico Muntu: Corpo Presente de Gustav Courbet + Bate Papo
Este evento não apenas lança as bases para uma nova era na cena da dança em São Paulo, mas também convida todos a se unirem na missão de “acender o sol e as potências das danças plurais e diversas da nossa cidade”.
Para mais informações e atualizações sobre o projeto, siga-nos no Instagram @muntu.crd e acesse o link.tree aqui.