Pós-Graduação em Artes da Cena adota cotas étnico-raciais em seu processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, acompanhando um movimento crescente na pós-graduação brasileira e no âmbito da Unicamp, aprovou em 2019 a adoção de políticas de acesso afirmativo ao programa, oferecendo, em seu processo seletivo, vagas dirigidas a candidatos e candidatas negros (pretos e pardos) e indígenas, com nacionalidade brasileira ou com visto de residente no Brasil.

Outra ação implementada foi a Comissão de Heteroidentificação que irá averiguar a consistência da opção, por parte do(a) candidato(a), pela participação na modalidade Ações Afirmativas. A comissão – que tem sua constitucionalidade assegurada pela ADC-41/DF (http://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=312447860&ext=.pdf) – utilizará exclusivamente o critério fenotípico negro (preto e pardo) e indígena para aferição da condição declarada. A avaliação se dará logo após a prova teórica escrita, no início da 2ª. fase da seleção.

Pela primeira vez na história do Instituto de Artes, um programa de pós-graduação adota o sistema de cotas em sua seleção. O edital, publicado no dia 11 de fevereiro passado, prevê 25% das vagas destinadas à modalidade de Ações Afirmativas. A demanda, apresentada por estudantes e movimentos sociais, contou com ampla colaboração e apoio do corpo docente e dos funcionários da Universidade. A expectativa é de que o processo também seja adotado pelos outros programas de pós-graduação do Instituto.

Saiba mais acessando aqui. 

Curso de Dança da Unicamp

Curso de Dança da Unicamp

Ver Perfil

Espaço reservado para publicações dos trabalhos e pesquisas científicas dos docentes e discentes do Curso de Dança da Unicamp, assim como notícias, eventos e novidades da graduação. O curso de Dança da Unicamp oferece formações em bacharelado e licenciatura, que exigem do aluno dedicação em tempo integral. Em ambos os percursos, o exercício da alteridade permeia a construção de uma dança que o aluno deverá vivenciar em seu corpo, passando a refletir sobre as questões ligadas ao movimento e em consonância com ideais políticos, sociais e culturais do seu tempo. O projeto pedagógico do curso de Dança da Unicamp propõe uma formação integrada entre os conteúdos do bacharelado e da licenciatura, por serem conhecimentos essenciais ao desenvolvimento das habilidades do futuro artista-educador em dança  <www.iar.unicamp.br>.