É com imensa satisfação que informamos que o Portal MUD – Museu da Dança conquistou o Prêmio Denilto Gomes 2018 da Cooperativa Paulista de Dança na categoria Publicação e Pesquisa.
Criado em 2013, o Prêmio Denilto Gomes surgiu não somente como reconhecimento ao artista da dança pelo trabalho de pensar, refletir, criar, produzir e difundir sua arte, mas também com o propósito de ampliar as ações da própria Cooperativa.
A escolha dos premiados ficou a cargo da comissão de seleção composta por Iara Biderman, Júnior Guimarães e Simone Alcântara. A entrega do prêmio será no dia 5 de dezembro, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
Agradecemos a todos que nos apoiaram, incentivaram e participaram direta e indiretamente dos projetos realizados pelo MUD. Este prêmio é um grande reconhecimento e pertence a todos os que se dedicam à preservação e difusão da dança brasileira!
Conheça os demais premiados:
PERSONALIDADE NA DANÇA – Maria Pia Finócchio (*)
TRAJETÓRIA NA DANÇA – Jussara Miller
INTÉRPRETE – Mainá Santana e Rafael Carrion por “Não Tive Tempo para ter medo” – Cia. Carne Agonizante
COREOGRAFIA – “O Último Dia” – Henrique Lima
CRIAÇÃO EM DANÇA – “FIM” – Grupo Vão
PERFORMANCE – “Bondages” – Marta Soares
INTERVENÇÃO URBANA – “Sete” – GRUA – Gentlemen de Rua
DIFUSÃO EM DANÇA – Ensaios Coreográficos – Helena Bastos
PUBLICAÇÃO E PESQUISA – Museu da Dança (MUD) – Natalia Gresenberg e Talita Bretas
PROJETO EM DANÇA – “Dança à Deriva – 5ª Mostra Latino Americana de Dança Contemporânea” – Solange Borelli
AÇÃO CONTINUADA EM DANÇA – Cia. Fragmento Urbano pelo projeto “Encruzilhada: In.Corpor.Ações”
TRILHA SONORA – Andrea Drigo pela direção musical de “Juruá” – Cia 8 Nova Dança
REVELAÇÃO – Ana Pi por “Noirblue”
PRODUÇÃO EM DANÇA – Movicena Produções (Jota Rafaelli e Rafael Petri)
ATUAÇÃO POLÍTICA NA DANÇA – A Dança se Move (*)
(*) – Os prêmios de Atuação Política na Dança e Personalidade na Dança são escolhidos pelo Conselho Administrativo da Cooperativa Paulista de Dança.
A Comissão de Seleção foi formada por:
Iara Biderman – Jornalista, colabora para o jornal Folha de São Paulo como repórter de dança e teatro e na cobertura de cadernos especiais de cultura, educação e saúde. É autora do blog Deu Baile e integrante da comissão de dança da APCA.
Junior Guimarães – Produtor cultural há 19 anos. É co-idealizador da Semana Criativa de Tiradentes/MG e atualmente é coordenador de produção do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.
Simone Alcântara – Pedagoga (FEUSP) e Doutora em História (FFLCH-USP). É pesquisadora e professora de História da Dança no curso de Pós-Graduação na Universidade Estácio, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Universidade São Caetano do Sul (USCS).