Juliana Moraes apresenta sua mais nova criação coreográfica AFETOS

Crédito das Fotos: Juliana Moraes

Ensaio aberto e espetáculo serão apresentados no SESC Vila Mariana, entre os dias 20 e 28 de abril de 2023.

De 24 a 28 de abril, Juliana Moraes apresenta sua mais nova criação AFETOS, no Sesc Vila Mariana. Afetos traz à cena caretas e gestos dos quais teríamos normalmente vergonha e questiona comportamentos que nos formam e de cuja fôrma dificilmente saímos.

Afetos é uma pesquisa coreográfica de Juliana Moraes, criada em parceria com o bailarinos Gabriel Tolgyesi e Talita Florêncio. O trabalho se insere no Núcleo de Práticas Experimentais em Coreografia (NPEC), que funciona na Universidade de Campinas (UNICAMP).

O invisível dos afetos encarna-se nos corpos dos artistas que, pelo excesso (de intimidade, consentimento, aceitação do risco, suspensão do julgamento), desinibem-se, regridem ao infantil, beiram a insanidade, envelhecem, mergulham no inadequado, objetificam-se, abjetificam-se.

Rostos e gestos dos quais teríamos normalmente vergonha, que escondemos por trás dos comportamentos adequados. Ações no corpo do outro que desejamos, mas que não nos permitimos fazer (atacar, deglutir, montar, destrinchar, preencher orifícios, pintar, modificar, destruir, manipular, prender e soltar).

Usar o corpo do outro como apoio consentido, estoque e extensão de si mesmo.

AFETOS questiona comportamentos que nos formam e de cuja fôrma dificilmente saímos.

Aos poucos, as figuras cotidianas dos bailarinos dão lugar a figuras mascaradas. Um objeto parece solicitar outro em jogos de manipulação que beiram a brincadeira, mas também o par sadismo-masoquismo das relações muito íntimas (casais, amigos, irmãos, amantes).

A pesquisa se desdobra sobre representações presentes no campo das fantasias, capazes de evocar afetos como se tivessem vida própria. Os seres criados na cena parecem extrojeções de imagens fantasmáticas, por isso seu aspecto inquietante.

Afetos brinca com a capacidade da arte de indiscriminar entre realidade interna e externa, entre si e o outro, entre o real e o fantasiado.


Além das apresentações do espetáculo, no dia 20 de abril, também no SESC Vila Mariana haverá um ensaio aberto seguido de um bate-papo sobre as relações entre a arte da dança e a psicanálise, pontuando as inspirações que uma causa na outra, sobretudo no universo da dança contemporânea.


Ficha técnica:

Concepção e direção: Juliana Moraes | Criação: Gabriel Tolgyesi, Talita Florêncio e Juliana Moraes Interpretação: Gabriel Tolgyesi e Talita Florêncio | Figurinos: Hemerson Gazzol | Iluminação: Laiza Menegassi | Técnico de som: Tomé de Souza | Diretor de Produção: Gustavo Sanna | Assistente de Produção: Raphael Carvalho Produção: Complementar Produções | Agradecimentos: Departamento de Artes Corporais da UNICAMP e Gustavo Sol | Duração: 50’


Sobre

Juliana Moraes é Professora do Departamento de Artes Corporais da UNICAMP e pesquisa formas experimentais de coreografia. Talita Florêncio é Terapeuta de Medicina Chinesa e artista; tem como foco de pesquisa a improvisação entre linguagens, em especial a dança e as artes sonoras. Gabriel Fernandez Tolgyesi é doutorando em artes da cena pela UNICAMP e pesquisa histórias da dança internalizadas no corpo do intérprete.

Os processos do Núcleo de Práticas experimentais em Coreografia (NPEC) seguem a metodologia de Prática como Pesquisa (Practice as Research – PaR), adotando modelos desenhados especificamente para cada experimento, com procedimentos multi-esquemáticos e multi-dimensionais. É estimulado o pensamento material em criações que expandem o conceito de coreografia.


Serviço

Ensaio, seguido de um bate-papo

20/4 | Quinta, 19h30

Sala Corpo & Artes (Torre B – 6º andar)

Ingressos grátis


Apresentações AFETOS

De 25 a 28/4 | Terça a sexta, 19h30 

Sala Corpo & Artes (Torre B – 6º andar)  

Ingressos à venda no Portal (sescsp.org.br/vilamariana) e nas bilheterias da rede Sesc 

Para mais informações sobre a programação, acesse: sescsp.org.br/ projetos/abril-mes-de-danca

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.