I Encontro Artes da Cena & Prática como Pesquisa: experiências e reflexões

O I Encontro Artes da Cena & Prática como Pesquisa: experiências e reflexões é um evento que reúne prática artística, pesquisa, ensino e reflexão no campo das artes da cena. O encontro tem como finalidade partilhar, com público interessado, o programa de pesquisa em arte baseado em práticas performativas que vem sendo conduzido pelo grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea – núcleo permanente de investigação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGADC) e ao Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Criado oficialmente em 2014 e coordenado pelas artistas-docentes Ana Terra, Marisa Lambert e Silvia Geraldi, esse coletivo tem se configurado como um espaço de produção de conhecimento no qual a experiência do corpo e a prática artística tornam-se os principais dispositivos de investigação e reflexão sobre a cena contemporânea, seus processos, produtos e contextos, a partir de uma perspectiva crítica e situada. Além das professoras coordenadoras, o grupo conta com orientandas/os de mestrado e doutorado e com as pesquisadoras colaboradoras Erika Schwarz do Departamento de Artes Cênicas/IA-Unicamp e Maria Ângela de Ambrosis da Universidade Federal de Goiás (PPGAC/UFG).

O I Encontro Artes da Cena & Prática como Pesquisa: experiências e reflexões realiza-se após oito anos de atividades contínuas do grupo, com o objetivo de partilhar a produção do mesmo para além dos espaços acadêmicos. Para a realização do Encontro, o coletivo escolheu a Oficina Cultural Oswald Andrade localizada na cidade de São Paulo, um espaço cultural que desde os anos 1990 tem papel relevante na iniciação e formação de artistas e professoras/es, e que conta com intensa circulação de profissionais e público interessado nas artes. Tal escolha está alinhada ao caráter extensionista do projeto que dirige-se à troca e à produção de conhecimentos e saberes entre proponentes e  participantes, ou seja, entre universidade e sociedade.

Dirigida a pesquisadoras/res, estudantes de arte, professoras/res, pessoas interessadas na prática e reflexão artística ou na temática do evento, a programação (detalhada abaixo) está organizada em cinco tipos de atividades: Mesa Performativa (Abertura do evento); Sessões imersivas de Prática como Pesquisa (oficinas práticas); Compartilhamentos artísticos ou palestras performativas (partilha das pesquisas artísticas em andamento); Ciclo de Leituras com convidado (atividade online com transmissão ao vivo); e Conversação com participação de convidadas/os (Roda de conversa de Encerramento). As atividades serão coordenadas pelo grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea e contarão com Diego Pizarro, professor do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília/IFB, e Alba Vieira, professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Viçosa, especialmente convidados/as para o evento.

O I Encontro Artes da Cena & Prática como Pesquisa: experiências e reflexões acontecerá de 28 a 30 de setembro de 2022, das 10h30 às 21h00 nas instalações da Oficina Cultural Oswald Andrade, localizada na Rua Três Rios, 363, no bairro do Bom Retiro em São Paulo. Maiores informações e as inscrições poderão ser encontradas em: 

https://oficinasculturais.org.br/atividade/i-encontro-artes-da-cena-pratica-como-pesquisa-experiencias-e-reflexoes/ 

OBS: As inscrições são apenas para as oficinas – o acesso às demais atividades se dará por meio de retirada de ingresso no local.

O evento é uma realização do Grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea (IA/Unicamp) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC/Unicamp). Conta com o apoio da Oficina Cultural Oswald Andrade (POIESIS / Governo do Estado de São Paulo); do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (LAPIAC) da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG); do Departamento de Artes Corporais (DACO), Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPG Artes da Cena) e Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Serviço:

I Encontro Artes da Cena & Prática como Pesquisa: experiências e reflexões

Data: 28 a 30 de setembro de 2022, das 10h30 às 21h00

Local: Oficina Oswald Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo – SP

Ficha técnica:

Coordenação: Ana Terra, Marisa Lambert e Silvia Geraldi

Equipe de realização: Babi Fontana, Carla Vendramin, Daniella Forchetti, Diana Ramos Rodrigues, Erika Schwarz, Fabio Almeida Pimenta, Flávia Fernandes do Couto, Hariane Eva Serra Georg, José Teixeira dos Santos Filho, Laila Padovan, Marcus Moreno, Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado, Mariane Araújo Vieira, Michele Carolina Silva, Mônica Caldeira e Nathalia Catharina.

Colaboração: Aline Bonamin, Getulio Henrique Rocha Lima.

Programação visual e comunicação: Vagner da Silva Barrichelo, Iady Adrianny de Moura, Danilo Roberto Perillo.

Realização: Grupo Prática como Pesquisa: processos de produção da cena contemporânea (IA/Unicamp) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC/Unicamp).

Apoio: Oficina Cultural Oswald Andrade (POIESIS/Governo do Estado de São Paulo); Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em Artes da Cena (LAPIAC), Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG); Departamento de Artes Corporais (DACO), Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPG Artes da Cena) e Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais informações:

Site da Oficina Cultural Oswald de Andrade:

https://oficinasculturais.org.br/atividade/i-encontro-artes-da-cena-pratica-como-pesquisa-experiencias-e-reflexoes/

Página IA/Unicamp:

https://www.iar.unicamp.br/content/1023/

Inscrição para oficinas:

https://oficinasculturais.org.br/atividade/i-encontro-artes-da-cena-pratica-como-pesquisa-experiencias-e-reflexoes/

OBS: Para as demais atividades, os ingressos serão distribuídos no local por ordem de chegada.

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/09, quarta-feira

10h30-13h00

Mesa de abertura | Prática e pesquisa nas artes da cena

Coordenação: Ana Terra, Marisa Lambert e Silvia Geraldi (IA/Unicamp)

14h30-15h30

Compartilhamento artístico | Atravessamos juntos: arte e acesso

Daniella Forchetti

16h00-18h00

Oficina | Fluxos investigativos para criar

Carla Vendramin, Hariane Eva, Maria Ângela de Ambrosis, Nathalia Catharina

18h30-19h30

Compartilhamento artístico | Via Crucis

José Teixeira

Dia 29/09, quinta-feira

11:00-13:00

Oficina | Praticando perguntas: dos processos de interpretação de texto às possibilidades de resposta no corpo

Diana Rodrigues e Mônica Caldeira

14:30-16:30

Oficina | Escutas em situ(ação)

Erika Schwarz e Babi Fontana

17h30-18h30

Compartilhamento artístico | Estudos sobre um estado de exceção

Nathalia Catharina

19h00-21h00

Ciclo de leitura | Projeto “entre_paisagens”

Convidado: Carlos Queiróz | Coordenação: Laila Padovan e Ana Terra

Dia 30/09, sexta-feira

11h00-13h00

Oficina | Em estado de paisagem: perceber e compor

Fábio Pimenta e Laila Padovan

14h30-16h30

Oficina | Corpo Ambiente: um olhar de dentro e fora

Flavia Fernandes do Couto, Michele Carolina Silva, Mariane Araujo Vieira

17h30-20h00

Encerramento | Conversação em pesquisa performativa nas artes da cena

Provocação: Diego Pizarro (IFB)

Convidada: Alba Vieira (UFV)

Curso de Dança da Unicamp

Curso de Dança da Unicamp

Ver Perfil

Espaço reservado para publicações dos trabalhos e pesquisas científicas dos docentes e discentes do Curso de Dança da Unicamp, assim como notícias, eventos e novidades da graduação. O curso de Dança da Unicamp oferece formações em bacharelado e licenciatura, que exigem do aluno dedicação em tempo integral. Em ambos os percursos, o exercício da alteridade permeia a construção de uma dança que o aluno deverá vivenciar em seu corpo, passando a refletir sobre as questões ligadas ao movimento e em consonância com ideais políticos, sociais e culturais do seu tempo. O projeto pedagógico do curso de Dança da Unicamp propõe uma formação integrada entre os conteúdos do bacharelado e da licenciatura, por serem conhecimentos essenciais ao desenvolvimento das habilidades do futuro artista-educador em dança  <www.iar.unicamp.br>.