Crédito das Fotos: Fôlego. Direção de Diogo Angeli
Evento que traz renomados profissionais nacionais e internacionais acontece entre os dias 21 a 27 de novembro com entrada gratuita
Estão abertas as inscrições gratuitas para participar das residências e oficinas que vão ocorrer durante a 3a edição Brasil do Festival Internacional de Videodança Sans Souci. O evento será realizado em Campinas (SP), de 21 a 27 de novembro, e contará com a presença de renomados profissionais de videodança nacionais e internacionais em uma programação que inclui atividades online, presenciais e híbridas com recursos de tradução simultânea, audiodescrição e libras. As inscrições para residências vão até dia 10 de novembro e para as oficinas, de 3 a 17 de novembro. Para as palestras, mesas-redondas e performances haverá distribuição de ingressos nos dias que antecedem o Festival. Todos os detalhes e a programação completa estão disponíveis no site https: www.sanssoucibrasil.com.
Com produção brasileira do grupo Dançaberta, vinculado à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Festival Internacional de Videodança Sans Souci, que integra as estéticas da dança e do cinema, ocorre há 19 anos em Boulder, no Colorado (EUA) e está em sua terceira edição em Campinas.
Esta temporada é uma realização do Grupo Dançaberta, do Sans Souci Festival of Dance Cinema e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo através do Programa de Ação Cultural PROAC Editais; Correalização da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, da Universidade Estadual do Texas, da Universidade do Colorado; Apoio Institucional do Espaço Dançaberta, da ADunicamp e do Sesc Campinas; Apoio da Cooperativa Paulista de Dança e do Portal MUD.
Profissionais renomados
O evento trará nomes importantes que compõem o cenário da videodança, dentre eles, Julia Ziviani, diretora do Grupo Dançaberta, professora colaboradora do Programa de Pós- graduação Artes da Cena da Unicamp e uma das idealizadoras da Edição Brasil; Rosely Conz, do Colorado (EUA); Rocio Luna, do México; Gabriela Tropia, da Inglaterra; Leonel Brum, de Fortaleza (CE); Lilian Graça, de Salvador (BA); Dudude Herrmann, de Casa Branca (MG); Silvina Szperling, da Argentina, dentre outros.
Os temas abordados nas palestras, residências e oficinas vão passar pela interface entre Dança Contemporânea e Tecnologia Digital; A videodança no contexto do Ensino Superior; Poéticas de dança aberta para a tela, dentre outros.
A 3a edição Brasil do Festival Internacional de Videodança Sans Souci integra as estéticas da dança e do cinema e traz a temática “Transição e Transgressão na Videodança: da Poética a Indispensabilidade”. A edição reunirá 4 mostras onde serão exibidas 32 videodanças brasileiras. “O objetivo do evento é contribuir para o conhecimento e a divulgação da videodança como meio de produção nas artes, através de ações pedagógicas e artísticas. Deste modo, o Festival Internacional de Videodança Sans Souci, no seu diálogo entre dança, performance e tecnologia, irá possibilitar que os artistas tenham seus trabalhos apresentados nas telas sendo portanto assistidos, apreciados e comentados pelo público”
Esta edição brasileira exibirá 32 videodanças de artistas brasileiros inscritos e selecionados para esta temporada.
Festival Internacional de Videodança Sans Souci – 3ª Edição Brasil
Data: 21 a 27 de novembro de 2022
Locais: Espaço Dançaberta, ADunicamp, Sesc Campinas – Campinas/ SP e Youtube: Sans Souci Brasil
A programação contará com atividades online, presenciais e híbridas com recursos de tradução simultânea, audiodescrição e libras.
Faixa etária: livre (consultar cada atividade da programação)
Programação Completa: www.sanssoucibrasil.com ou @sanssoucibrasil