Crédito das Fotos: Foto Rubens Oliveira
Festival Internacional Conexão Diáspora terá lançamento do primeiro single de Rubens Oliveira, vídeos performances e oficinas de diferentes artistas da diáspora no mundo.
De 8 a 20 de junho, o Festival Internacional Conexão Diáspora será realizado em parceria com Portal MUD, Incrivy Produções e Rubens Oliveira, que também assume a curadoria do Festival. Rubens é bailarino, coreógrafo e compositor de trilhas para dança.
A programação contará com o lançamento da primeira música autoral de Rubens, vídeos de performances de artistas negros de 6 países dançando esse som, além de oficinas.
O Festival começa a partir da meia-noite deste dia 8, quando estará disponível no Spotify o single “Ancestral do Futuro”.
“Eu sou a vida da morte de alguém” essa foi a inspiração para Rubens Oliveira compor a música Ancestral do Futuro, que retrata em suas camadas sonoras a narrativa ancestral, conectando o corpo do antes, do agora e do futuro. Em sua composição Rubens traz em destaque a percussão em diálogo com texturas eletrônicas e um piano que nos leva a percorrer diferentes sensações. A música teve participação especial da cantora e intérprete Bruna Black.
Ainda no dia 8, às 20h, pra acompanhar o lançamento da música, acontece no Youtube do Portal MUD a abertura de uma série de 10 vídeos performances. Corpos e Corpas pretos criaram suas danças que se conectam através de uma mesma música atravessando oceanos. O primeiro vídeo é do próprio Rubens, seguido dos artistas:
12/06 – 20h I Irineu Nogueira – Alemanha/ Munique
13/06 – 20h I Aissa Bazir – França/ Paris
14/06 – 20h I Vasco Antônio – Moçambique/ Maputo
15/06 – 20h I Dandara Patrocolo – Brasil/ Rio de Janeiro
16/06 – 20h I Deangelo Blanchard – EUA/ Nova York
17/06 – 20h I Bruno de Jesus – Brasil/ Salvador
18/06 – 20h I Raouf Tchakondo – Togo/ Lomé
19/06 – 20h I Adriano Batista – Brasil/ São Paulo
20/06 – 20h I Edna Jaime – Moçambique/ Maputo
O festival ainda conta com oficinas com 5 destes artistas. Em formato on-line pelo Zoom, a proposta é promover uma experiência desafiante em um mundo que enfrenta a pandemia, com espaço e tempo para o encontro consigo mesmo através do movimento dançante propostos por corpos pretos e pretas. As inscrições são pelo Sympla e o valor de cada aula é de R$30,00. Parte desta verba (10%) será doada para um projeto social.
14/06 – 19h I Ritmo no Corpo com Rubens Oliveira
15/06 – 10h I Toque-Reverbera-Cria com Irineu Nogueira
16/06 – 19h I Fofocas cênicas | corporais com Dandara Patrocolo
17/06 – 19h I Criação em Dança com Bruno de Jesus
18/06 – 10h I Corpos em Contratempo com Edna Jaime
Serviço
Festival Internacional Conexão Diáspora – Formato on-line
7/6 – 20h – live de lançamento com Rubens Oliveira e Talita Bretas no Instagram @portalmud
8/6 – lançamento do single Ancestral do Futuro no Spotify
8, 12 a 20/6 – 20h – vídeos performances no canal do Youtube do Portal MUD
14 a 18/6 – vários horários – oficinas pelo zoom com inscrição pelo Sympla do Portal MUD