Crédito das Fotos: Reflexão - Coletivo Olhares de Guiné
Em 2023, O Dança nas Bordas se faz, pela resistência. A falta de recurso para realização da 6ª Edição, foi um grande empecilho para a concretização da 6ª Edição. Como uma Cia que propõe uma ação anual, mesmo sem recurso, era essencial a sua realização, mesmo que sua programação fosse mais restrita. No primeiro momento, foi lançada uma campanha de arrecadação nas redes sociais, pedindo doações, com intuito de custear os valores para viabilizar a produção e até mesmo um cachê simbólico para a participação dos artistas, porém, a campanha não gerou impacto.
Desse modo, artistas e núcleos artísticos se articularam para elaborar uma programação que desse vida para essa edição, que está sendo realizada com a parceria de artistas que fomentam dança nas bordas da cidade, que fazem parte da história desse festival e claro, da história da Cia Diversidança. Algumas ações são fomentadas pelos projetos dos artistas participantes que utilizaram esse espaço para potencializar essa edição. São artistas que fazem ou fizeram direta ou indiretamente parte da história da Cia Diversidança, parceiros que entendendo a dança como um fazer sócio-político, se engajaram para fazer esse rolê acontecer.
São esses artistas que estão potencializando essa ação, assim como poucos colaboradores que ajudaram na campanha de arrecadação. Nessa articulação a Cia Diversidança, entendeu que o fazer acontece na RESISTÊNCIA… E nesse ciclo, organizamos uma programação plural, repleta de ações que potencializa o cenário da dança em São Paulo, sendo articulada por fazedores de cultura que atuam nas periferias. Não teria como ser mais potente, pois esse é o legado do Dança nas Bordas.
Viva o Dança nas Bordas!
Viva aos artistas e a cultura periférica!
Viva ao Diversidança!
A programação acontece de 30 de Junho à 02 de Julho de 2023, no Espaço Cultural CITA, uma ocupação cultural que abriga núcleos artísticos de diferentes linguagens, além de favorecer espaço para formação e programação, ampliando o cenário cultural, potencializando a articulação cultural da zona sul, além de ser a sede de ensaio da Cia Diversidança.
As ações são gratuitas, mas você ainda pode colaborar com a campanha de doação. Basta acessar a página: https://ciadiversidanca.wordpress.com/doacoes/
E claro, venham nos prestigiar e fazer essa edição, ser ainda mais revolucionária.
Dança nas Bordas – 6ª Edição
Dia 30/06/2023
Sexta-feira
19h – “8 Territórios” com Dentre Nós Cia de Dança
Exibição
‘8 Territórios’ é uma obra que apresenta a relação do corpo no espaço em que cada intérprete da Dentre Nós cresceu e viveu. “O que faz parte de mim? O que eu levo comigo? Por qual caminho ando? Quais lembranças me tocam? Qual trajetória percorri?” Essas são algumas das perguntas que provocaram as intérpretes criadoras durante o processo criativo
da obra. A Dentre Nós se propõe a olhar para si, e junto a toda construção social e cultural que forma as nossas redes, criar uma dança depoimento que dialogue com cada intérprete criadora e ao evidenciar esses 8 territórios em audiovisual, expressa e comunica as danças e conexões das histórias desses territórios, que se encontram na cia para se manifestarem em uníssono nas produções criativas. São essas singularidades dessas 8 mulheres que potencializam e transformam a arte de estarmos juntes.
1º Território – Pina
2º Território – Jeniffer Mendes
3º Território – Karen Marçal
4º Território – Rafaela Alencar
5º Território – Thainá Souza
6º Território – Sabrina Ferreira
7º Território – Beatriz Santos
FICHA TÉCNICA: Direção geral e artística: Rivaldo Ferreira / Núcleo de direção: Jeniffer Mendes, Sabrina Ferreira e Rivaldo Ferreira / Direção de vídeo: Osmar Zampieri / Roteiro, concepção e interpretação: Pina, Jeniffer Mendes, Karen Marçal, Rafaela Alencar, Thainá Souza, Sabrina Ferreira e Beatriz Santos / Provocadores: Vanessa Macedo e Rivaldo Ferreira / Cinematografia, montagem e finalização: Osmar Zampieri / Imagens aéreas: Ricardo Yamamoto / Trilha sonora: Aghata / Figurinos: Intérpretes criadoras / Designer: Felipe Pardini e Mateus Oliveira / Assessoria de imprensa: Elaine Calux / Produção: Júnior Cecon / Direção de produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção) SOBRE OS VÍDEOS: Participação especial: Adilson Pereira, Maria Souza, Gedeon Rodrigues, Rita de Carvalho, Olga Pansan Garcia, Rita de Cássia Garcia, Elza Eli Marçal, Américo de Sousa Soares, Francine Eduarda Marçal, Aline Ferreira, Adriano Costa, Larissa Costa, Phoebe, Belinha, Branquinha / Cenografia: Denis Oliveira, Jeniffer Mendes e Thainá Souza / Figurino: N’goma moda / Maquiadora: Pamela Mendes / Locação: GRAFITAGEM, muro CPTM de Calmon Viana até Suzano, Parque Max Feffer, Praça Cruzeiro do Sul – Suzano e Área externa – Condomínio Villa Nova Horizonte, Escola Bueno de Azevedo Filho, Galpão Cultural Francisco Morato, Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi, Palco Zumbi dos Palmares – Parque Max Feffer e Centro Cultural de Cajamar
19h40 – “Reflexos” com Coletivo Olhares de Guiné
Exibição e bate papo com a Larissa Estevam
Bate papo terá intérprete de Libras
“Reflexos” fala sobre as relações problemáticas da construção cultural e social do que é um corpo bonito e aceitável na sociedade, levando em consideração a exposição nas redes sociais e o uso exacerbado de filtro e edições.
AVISO: Essa videodança é fotossensível e possui efeitos estroboscópicos.
FICHA TÉCNICA: Direção coreográfica, de vídeo e Intérprete: Bárbara Santos / Direção de Câmera, captação e edição: Ana Guerra / Produção: Lissa Santos / Trilha Sonora: Aghata / Intérpretes de Libras: Giu e Rive | Agradecimentos: Amanda César Batista, Casa de Cultura da Brasilândia e do Butantã, Camila Odara, CEU Casa Blanca, Cia Diversidança, Espaço Cultural CITA, Giu, Lainx Dias, Larissa Estevam, Mahogany da Costa Moreira, Raíz Assas e Rive.
21h – “Mostra de Coreografias e Processos”
Stúdio de Dança Diane Sousa com “Vendaval”
É uma coreografia criada para o espetáculo “O Mágico de Oz” do Studio de Dança Diane Sousa em 2022. “Vendaval” é uma releitura do momento em que um ciclone passa pela fazenda dos avós de Dorothy no Kansas. Ela é levada para a cidade Esmeralda para encontrar o Mago Oz e no caminho encontra o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde e juntos derrotam a Bruxa Má do Oeste.
FICHA TÉCNICA: Intérpretes: Nay Almeida e Thiago Croft / Coreógrafo: Rodrigo Cândido / Direção geral: Diane Sousa
Nós D’água Companhia de Dança com “Ensaio aberto: Nosso quintal”
A pesquisa tem como foco tornar dança as memórias afetivas familiares de infância, valorizando as narrativas e tecnologias ancestrais de criar e se reinventar, de modo em que nós sejamos os protagonistas das nossas próprias histórias, dialogando corpo e memórias em âmbito individual e coletivo. Partilhar esses momentos é uma forma de manter vivas essas pessoas que fazem o nosso ser estar aqui hoje, pessoas que nos constituem conectando e nos dando direito à passado, presente e futuro.
FICHA TÉCNICA: Intérpretes-criadores: Eduardo Reis e Gisoul
Dia 01/07/2023
Sábado
18h – “Reflexos” com Coletivo Olhares de Guiné
Exibição e bate papo com a Larissa Estevam
Bate papo terá intérprete de Libras
“Reflexos” fala sobre as relações problemáticas da construção cultural e social do que é um corpo bonito e aceitável na sociedade, levando em consideração a exposição nas redes sociais e o uso exacerbado de filtros e edições.
AVISO: Essa videodança é fotossensível e possui efeitos estroboscópicos.
FICHA TÉCNICA: Direção coreográfica, de vídeo e Intérprete: Bárbara Santos / Direção de Câmera, captação e edição: Ana Guerra / Produção: Lissa Santos / Trilha Sonora: Aghata / Intérpretes de Libras: Giu e Rive | Agradecimentos: Amanda César Batista, Casa de Cultura da Brasilândia e do Butantã, Camila Odara, CEU Casa Blanca, Cia Diversidança, Espaço Cultural CITA, Giu, Lainx Dias, Larissa Estevam, Mahogany da Costa Moreira, Raíz Assas e Rive.
18h30 – “Festival EntreOlhares” do Coletivo Olhares de Guiné
Exibição e Premiação
Cia Diversidança com “Presente de Memória”
Coletivo Mútuo com “PUPA”
Mistério 2D com “Grupo Mistério 2D”
Mó Missão Dance com “* ATEMPORAL *”
Raiz Asas com “Libertação pra ver o sol nascer”
19h30 – “Show Case” com SM Crew
SM Crew trás ao Dança nas Bordas muita identidade e pluralidade. Com suas raízes no Campo Limpo, carrega em suas performances a representatividade e a resistência de corpos negros e LGBTQIA+, que fazem das bordas o palco principal da festividade que é a vida.
FICHA TÉCNICA: Intérpretes: Geovana Gabrielly, Lainx Dias, Lauryn Portinari, Rebecah Sales, Vittu, Vitória Kimberlly e Yuri Gabriel.
19h40 – “Coquetel”
“Festival EntreOlhares” do Coletivo Olhares de Guiné
Dia 02/07/2023
Domingo
9h – Oficina de Jazz Funk com Samuel Oorun
Samuel Oorun é artista / bailarino fomentado pela periferia da região sul de São Paulo, formado em dança pelo projeto social Núcleo Luz. Atualmente faz parte de companhias independentes e integra o balé do cantor WD.
10h30 – Jam de Contato Improvisação com Cléia Plácido e Érika Moura
Cléia Plácido é artista negra da dança, moradora do Cangaíba. Mestranda em Artes pela Unesp. Diretora e bailarina do Menos 1 Invisível Núcleo de Dança. É professora de Contato Improvisação desde 2014, organizou as Jams no Minhocão e em outros espaços alternativos.
Erika Moura é artista paulistana, pesquisadora, diretora, intérprete-criadora, atriz, bailarina e professora de dança e teatro há mais de 25 anos. Fundadora e integrante do Grupo Xingó.
Não é necessário inscrição, basta se credenciar com até 15 minutos de antecedência
16h – “Tirem os sapatos e DANCEM conosco” com Cia Diversidança
O espetáculo só pode acontecer se você interagir e fazer ele acontecer! Em “Tirem os sapatos e DANCEM conosco” vamos pedir para que vocês se envolvam em cada movimento dos nossos corpos, em cada tilintar das melodias, em nossos figurinos, cores e luzes, e claro, em cada escolha que você fizer para esse espetáculo acontecer. Esse espetáculo é uma imersão, e você decide até que ponto deseja ir. Em vários momentos, iremos abrir espaço para que você possa interagir. Haverão momentos de escolhas, outros de interação e até um momento que você, literalmente, poderá tirar os seus sapatos e dançar conosco. A Cia Diversidança, engaja-se para apresentar uma obra interativa, onde coloca os espectadores, como um interlocutor fundamental para o andamento das coreografias. Permita-se viver essa experiência. Tirem os seus sapatos, dancem conosco. Venha fazer parte do nosso espetáculo.
FICHA TÉCNICA: Coordenação e direção geral e artística: Rodrigo Cândido / Coordenação de produção geral e divulgação: Simone Gonçalves / Produção executiva: Júnior Cecon / Intérpretes – pesquisadores: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Jeniffer Mendes, Lainx Dias, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Samuel Oorun / Preparação corporal: Cléia Plácido, Érika Moura, Fábio Alcântara e Rodrigo Cândido / Massoterapeuta: Edeni Cerqueira / Residência artística: Eduarda Ryan, Edu Reis, Gisoul, Islari Dalia e Thiago Bilieri e Roberta Nunes / Trilha sonora original: Aghata / Produção artística, operação e montagem de som: Davi Damasceno / Concepção e mapa de iluminação: Andreza Dias / Montagem e operação de iluminação: Viviane Santos / Concepção de cenografia: Rodrigo Cândido / Cenotécnica: Davi Damasceno, Rodrigo Cândido e Simone Gonçalves / Figurino: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Felipe Santana, Jeniffer Mendes, Jonatan Vasconcelos, Lainx Dias e Rodrigo Cândido / Maquiagem: Alessandro Saldanha, Bárbara Santos, Jeniffer Mendes, Lainx Dias, Mazé Soares, Rodrigo Cândido e Samuel Oorun / Assessoria de imprensa: Yasmim Bianco (Assessoria Bianco) / Social mídia: Viviane Lima / Designer gráfico: Camila Ribeiro / Fotografia, captação e edição: Ana Guerra (Coletivo Olhares de Guiné) / Agradecimentos: Juliana Paiva, Júlia da Paz, Kaio Mota, Nelson Wyllian, Pablo Rodrigo e Rioh, José Raimundo Novaes de Souza, Maria Inês Ayres de Almeida, Espaço Cultural CITA e Studio de Dança Diane Sousa
De 30/06 à 02/07/2023
Espaço Cultural CITA
R. Aroldo de Azevedo, 20, Jardim Bom Refugio, São Paulo / SP – CEP: 05.788-230 GRATUITO
https://dancanasbordasblog.wordpress.com/
Dança nas Bordas – 6ª Edição
FICHA TÉCNICA: Idealizador e Articulação: Rodrigo Cândido / Produção artística: Simone Gonçalves / Assistente de produção em geral: Alessandro Saldanha / Bárbara Santos, Jeniffer Mendes, Lainx Dias, Mazé Soares, Rodrigo Cândido, Samuel Oorun / Técnico de iluminação: Davi Damasceno / Comunicação em geral: Rodrigo Cândido / Fotografia e Filmagem: Bárbara Santos (Coletivo Olhares de Guiné) / Edição de Vídeo: Rodrigo Cândido / Apoio: Cooperativa Paulista de Dança, Coletivo Olhares de Guiné, Dentre Nós Cia de Dança, Espaço Cultural CITA e SM Crew / Realização: Cia Diversidança.