Crédito das Fotos: Núcleo Mercearia de Ideias. Foto: Silvia Machado. (Divulgação no Pinterest)
Na programação desta semana, o Núcleo Mercearia de Ideias, o sueco Mats Ek, Gabriela Branco, Inés Terra e o Projeto Amigos da Casa, apresentam espetáculos de dança contemporânea. Também acontecem a 5ª Mostra de Interpretes e Criadores e a Mostra Ensaios Coreográficos, com espaço de encontro para artistas convidados compartilharem o que os leva a agir/conhecer dança. Adriana Assaf em temporada do balé de repertório “Dom Quixote”. Para os que se interessam pela cultura japonesa, Tiago Abel – do Núcleo Experimental de Butô – ministra palestra sobre as influências estéticas do butô. Vem dançar!
SÃO PAULO (SP)
ELILSON ministra o workshop PERFORMANCE E MOBILIDADE URBANA – ESCRITAS DO CORPO
[15 a 19 de outubro] ● [workshop] ● [dança contemporânea]
O convite é dar atenção à estrutura óssea como elemento vivo e presente no que pode vir a ser uma dança.
Informações aqui.
NÚCLEO DE PESQUISAS MERCEARIA DE IDEIAS com o espetáculo SINGULARIDADES
[16 a 24 de outubro] ● [espetáculo] ● [dança contemporânea]
Como você responderia à pergunta: Quem é você? Diria seu nome, idade, talvez sua qualificação profissional… ou então listaria a altura, peso, cor dos olhos e cabelos… mas será que essa lista de descrições realmente responde à questão: Quem é você? O que faz você único, o que te diferencia do resto do mundo? Por que? Longe de querer dar uma resposta, o Nucleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, sob a direção de Luiz Fernando Bongiovanni, investiga questões relativas à singularidade, essa palavra relativamente nova no vocabulário mas que designa algo muito antigo: aquilo que torna cada ser humano único.
Saiba mais sobre a temporada aqui.
MOSTRA ENSAIOS COREOGRÁFICOS
[17 a 21 de outubro] ● [mostra] ● [dança contemporânea]
Ensaios Coreográficos é um espaço de encontro para artistas convidados compartilharem o que os leva a agir/conhecer dança e investigar como se dão as conexões com os corpos. Um espaço lançado para provocar conversas entre criadores e captar, nos gestos e falas, os encadeamentos de um discurso do corpo que se organiza em dança. Os cinco encontros reúnem dois artistas e um mediador para a apresentação de ensaios abertos, que são: Zumb.boys e Vera Sala // Raul Rachou (mediador), Mariana Muniz e Marcus Moreno // GRUA e Sandro Borelli // Wellington Duarte e Eliana de Santana // Vanessa Macedo e Key Sawao
Saiba mais aqui
5ª MOSTRA DE INTÉRPRETES CRIADORES
[19 a 21 de outubro] ● [mostra] ● [dança contemporânea]
A 5ª Mostra de Intérpretes Criadores – Solos, do Núcleo Artístico Pedro Costa, é destinada a dançarinos, bailarinos, intérpretes criadores e pesquisadores em dança contemporânea para que possam apresentar seus trabalhos (concluídos ou em processo de criação). Visa estimular novas criações e propiciar visibilidade aos novos artistas e artistas consagrados para experimentarem cenicamente suas criações, procurando incentivar os artistas que não são contemplados por editais. A 5ª Mostra de Intérpretes Criadores – Solos busca ainda fomentar ações culturais em dança no território do Núcleo Artístico Pedro Costa, a Bela Vista/Bixiga, estimulando a visibilidade em dança contemporânea entre seus moradores e o publico em geral.
Saiba mais aqui.
ADRIANA ASSAF com o espetáculo DOM QUIXOTE
[19 a 21 de outubro] ● [espetáculo] ● [balé clássico]
Ballet em três atos inspirado em um dos maiores clássicos da literatura, a obra homônima de Miguel de Cervantes, adaptada livremente pelo francês Marius Petipa que a tornou um trabalho memorável no repertório do balé clássico. O enredo conta a estória do romance de Kitri e Basilio. Em uma de suas viagens, Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança encontram-na no vilarejo de Sevilha e o cavaleiro se confunde, pensando que Kitri é sua amada Dulcinéia. Por fim, Dom Quixote ajuda no romance de Kitri e Basilio.
Mais informações aqui.
GABRIELA BRANCO com o espetáculo VOLÁTIL
[19 de outubro] ● [espetáculo] ● [dança contemporânea]
O espetáculo desenvolve-se em três módulos: 1. Sabotagem 2. Subversão e 3. Volátil, os quais são distribuídos em uma trajetória fixa que desenha o formato de uma ampulheta no chão. É um jogo de constante improvisação em cena, de acessar e trazer as memórias enquanto se está em cena; é um mergulho dançante, mas muito desafiador enquanto sustentação de uma dramaturgia que é lapidada em 30 minutos de duração.
Veja mais aqui.
MATS EK E ANA LAGUNA com o espetáculo MEMORY
[20 a 21 de outubro] ● [espetáculo] ● [dança contemporânea]
“Eu não estou interessado em mostrar dança, mas a vida em si, através de situações humanas.”Esta frase de Mats Ek, um dos coreógrafos mais celebrados da dança, tem muito a dizer sobre o dueto Memory, que ele interpreta junto com Ana Laguna, a bailarina que tornou-se sua esposa e fonte de inspiração para muitos de seus espetáculos. Em cena, Mats Ek e Ana Laguna celebram a maturidade e a plenitude daqueles que dominam seu ofício artístico.
Adquira o seu ingresso aqui.
TIAGO ABEL ministra a palestra REFLEXÕES ENTRE (PO)ÉTICAS E ESTÉTICAS NA DANÇA BUTÔ
[20 de outubro] ● [palestra] ● [butô]
Thiago Abel compartilha sua pesquisa acadêmica e seu trabalho como coordenador do Núcleo Experimental de Butô.
Saiba mais.
INÉS TERRA com o espetáculo UMA MIRADA LA ALCANTARILLA
[20 de outubro] ● [espetáculo] ● [dança contemporânea]
Una mirada desde la alcantarilla é um solo criado a partir de uma poesia da escritora argentina Alejandra Pizarnik; uma escuta da cidade pelo seu subterrâneo. A memória dessa escuta é recriada por vozes na tentativa de reconstruir os materiais a partir dos resquícios sonoros e das suas reverberações no corpo.
Leia aqui.
RIBEIRÃO PRETO (SP)
PROJETO AMIGOS DA CASA com o espetáculo DANÇA É ARTE, DANÇA É PAIXÃO
[16 de outubro] ● [espetáculo] ● [dança contemporânea]
O espetáculo traz ao palco uma releitura de alguns trabalhos coreográficos realizados pelo dançarino, diretor, coreógrafo e arte educador Alexandre Snoop e seu grupo batizado com o nome da cidade CIA DANÇA DE RUA DE RIBEIRÃO PRETO, os quais marcaram história nos grandes festivais Competitivos de dança no cenário brasileiro, dentre eles: Passo de Artes e o Festival de Dança de Joinville (Aclamado pelo GUINLESS BOOK como o maior Festival de Dança do Mundo. A direção artística é de Alexandre Snoop.
Informações aqui.
*TODA A PROGRAMAÇÃO É FORNECIDA PELA PRODUÇÃO DOS EVENTOS E/OU PELOS ESTABELECIMENTOS E ESTÁ SUJEITA A ALTERAÇÃO. CONFIRME SEMPRE ANTES DE SAIR DE CASA!
O Calendário da Dança do Portal MUD é uma plataforma de divulgação colaborativa. O seu evento também pode ser divulgado em nosso site e redes sociais!
Crie o seu perfil profissional e/ou o do seu negócio no Mural da Dança e divulgue o seu evento. Faça parte você também!
A divulgação do primeiro evento é gratuita! Conheça as vantagens de assinar o plano premium do Mural da Dança.