Calendário da Dança – 01 a 07 de outubro

Crédito das Fotos: São Paulo Companhia de Dança - O Lago dos Cisnes (Divulgação).

São Paulo oferece oportunidades de capacitação em dança em cursos, palestras e grupos de estudos, além de extensa programação de espetáculos de balé clássico e dança contemporânea. Rio de Janeiro recebe o Ballet Stagium e o Grupo Corpo. Em Belo Horizonte, a São Paulo Cia de Dança apresenta balés de repertório em comemoração aos 10 anos da cia. Veja a programação abaixo. Vem dançar!

SÃO PAULO

CIA FRAGMENTO DE DANÇA com o espetáculo PORQUE SOMOS MUTANTES

06 e 07 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

“Porque Somos Mutantes” busca um corpo atravessado pela angústia e aceitação de sua impermanência. Ao refletir sobre ações que independem da nossa vontade, a Cia propõe, neste trabalho, discutir processos inevitáveis de transformação em que perdemos o registro do que somos, seja em situações degenerativas, como no Mal de Alzheimer, seja na tentativa, consciente ou não, de que é necessário adequar-se para estar no convívio. 

Mais informações aqui.

CIBELE LUCENA E JOANA ZATZ MUSSI com a performance SLAM DO CORPO

02 de outubro – [performance] – [dança contemporânea]

O Slam do Corpo começa com o “corpo aberto”, momento no qual pode-se apresentar poemas de forma livre. A batalha acontece no segundo momento, quando valem as regras do Slam (os poemas devem ter até 3 minutos de duração, sua autoria deve ser própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena). O evento é apresentado por uma dupla de MCs (um surdo e um ouvinte) e conta sempre com tradutora-intérprete de Libras. Para os poetas vencedores, o prêmio é um conjunto de livros de arte e poesia.

Saiba mais aqui.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA com as palestras CICLO DE CONVERSAS INCERTAS

02 a 30 de outubro – [palestra] – [dança contemporânea]

A proposta dos Encontros é promover uma reflexão a partir de alguns conceitos fundantes, que concernem ao entendimento de dança: corpo, prática, teoria, técnica, método, metodologia.

Veja como participar aqui.

PATRÍCIA BERGANTIN ministra o curso CORPO ATENA

02 de outubro a 01 de novembro – [cursos] – [dança contemporânea]

Para praticantes ou não de dança, Corpo Antena é uma prática que hackeia conceitos da física para provocar corpos moventes a partir de forças e não de formas, disponibilizando ferramentas que ativem autonomia sobre seus corpos dentro da sala e na vida.

Mais informações sobre o curso aqui.

SOPRO CIA DE DANÇA com o espetáculo O GRITO & ESGARES

 04 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

Os bailarinos desenvolvem um balé onde sons e movimentos se interagem na arte contemporânea, a partir de músicas de Edith Piaf.

Veja como adquirir seu ingresso aqui.

CAMILA VENTURELLI com o curso GRUPO DE ESTUDOS E MANUSEIO DO COTIDIANO: GESTO E MEMÓRIA EM TENSÃO

04 a 25 de outubro – [grupo de estudos] – [dança contemporânea]

O grupo convida mulheres para serem cúmplices coreográficas de um estudo do gesto cotidiano, através da perspectiva desenvolvida pelo Laboratório de Manuseio do Gesto, plataforma de pesquisa movida pela curiosidade em relação ao gesto como matéria coreográfica. Pretende-se construir um ambiente de encontro e troca criativa, onde serão abordados materiais pessoais para se desenvolver estudos sobre a relação entre gesto e memória por meio da dança, de modo a reconhecer e “recoreografar” padrões cotidianos.

Saiba mais aqui.

CIA DANÇA SEM FRONTEIRAS com o espetáculo OLHARES DOS SAPATOS

05 a 07 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

OLHARES DOS SAPATOS é o mais recente espetáculo da companhia sendo destinado a todos os públicos, apresenta uma proposta de dramaturgia reflexiva, provocativa e lúdica para acolher diversas plateias, com seus personagens sapatos e as percepções e olhares destes para a cidade.

Adquira o seu ingresso aqui.

ESCOLA DE DANÇA DE SÃO PAULO com o espetáculo TRIBUTO A TCHAIKOVSKY

06 de outubro – [espetáculo] – [balé clássico]

Veja a programação completa do evento, que acontecerá no Theatro Municipal de São Paulo, aqui.

STUDIO 3 DE DANÇA com o espetáculo ORQUESTRA

06 e 07 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

No palco, a companhia de dança provoca a imaginação do público para libertar-se através dela. Orquestra coloca em movimento os sons do músico carioca e fala do homem Villa-Lobos, um homem palpável, real e verdadeiro, que viveu a agonia e o prazer da criação, inspirado por noites iluminadas. Fala também dos seus sonhos, e através desses sonhos retrata a alma brasileira.

Saiba mais aqui.

RIO DE JANEIRO

GRUPO CORPO com os espetáculos 21 E GIRA

01 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

“21”, de 1992, é um divisor de águas na trajetória da companhia que, além da inconfundível assinatura coreográfica de Rodrigo Pederneiras, traz dez temas especialmente compostos por Marco Antônio Guimarães, do Uakti.

“Gira”, de 2017, levou o prêmio APCA na categoria Estreia de Dança daquele ano. Com trilha vigorosa composta por Metá Metá e a participação de Elza Soares, são onze temas musicais guiados por símbolos ligados à umbanda, sobretudo Exu. A força que une o espiritual e o terreno está em cada movimento criado por Rodrigo Pederneiras.

Veja a programação e como adquirir o seu ingresso aqui.

PAULA AGUAS com o espetáculo TAL DO CAMINHO

02 e 03 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

TAL DO CAMINHO é um solo onde a artista traça o sentido da moradia, seus percursos e formas de aconchego, onde a construção determina um universo feminino demarcado pelas dúvidas e certezas que a maternidade traz. Um trabalho que expressa o caminho solitário do indivíduo em busca de comunicação.

Veja mais aqui.

BALLET STAGIUM com o espetáculo FIGURAS E VOZES

05 a 14 de outubro – [espetáculo] – [dança contemporânea]

Na estrada desde 1971, o Ballet Stagium é a mais longeva companhia de dança em atuação do país e é sinônima de pesquisa fundamentada aliada a qualidade artística. A companhia não vem ao Rio de Janeiro desde 2010 e retorna agora com Figuras e vozes, obra de 2015, na qual o Ballet Stagium propõe uma nova perspectiva do olhar, com o intuito de recriar valores e rever o nosso universo simbólico.

Adquira o seu ingresso aqui.

BELO HORIZONTE

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA com balés de repertório diversos

05 e 06 de outubro – [espetáculo] – [balé clássico]

A São Paulo Companhia de Dança, dirigida por Inês Bogéa, celebrando seus 10 anos de excelência, traz a BH três obras clássicas: Pulcinella, Pas de Deux de Dom Quixote e o II ato de O Lago dos Cisnes.

Adquira o seu ingresso aqui.

 

Calendário da Dança do Portal MUD é uma plataforma de divulgação colaborativa. O seu evento também pode ser divulgado no portal e em nossas redes sociais!

Basta criar o seu perfil profissional e/ou o do seu negócio no Mural da Dança e criar o seu evento. Cadastre-se aqui e crie agora mesmo o seu evento.

A criação e divulgação do primeiro evento é gratuita! Conheça as vantagens de assinar o plano premium do Mural da Dança.

Faça parte você também! 

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.