Foto de Adam Goodwin
Inscrições para residências artísticas seguem abertas até 20 de agosto
A 14ª edição da Bienal Sesc de Dança dá largada à sua programação com a abertura das inscrições para duas residências artísticas que propõem experiências imersivas com criadores internacionais. Reconhecida como um dos principais eventos de dança contemporânea do país, a Bienal será realizada de 25 de setembro a 5 de outubro em Campinas, com uma extensão na capital paulista.
As residências fazem parte da programação preparatória da Bienal e convidam artistas e interessados em dança a participarem ativamente de criações que estarão em cena durante o festival. Uma das propostas oferece a chance de integrar a cena final do espetáculo Ao meu único desejo, da coreógrafa francesa Gaëlle Bourges, que será apresentado em Campinas e no Sesc Belenzinho, em São Paulo. A outra, ligada ao espetáculo Dandismo – criação de Ziza Patrick (Ruanda/Inglaterra) e Ricardo Januário (Brasil) – prevê apresentações tanto em Campinas quanto em unidades do Sesc na capital, no contexto do Cultura Inglesa Festival.
Residência com Gaëlle Bourges
Uma das residências abertas é voltada à criação da cena final do espetáculo Ao meu único desejo (À mon seul désir), da coreógrafa francesa Gaëlle Bourges. A proposta selecionará 30 pessoas maiores de 18 anos, de todas as identidades de gênero, raças e etnias, para integrar uma performance coletiva ao lado das intérpretes francesas durante as duas apresentações do espetáculo na Bienal. As pessoas escolhidas participarão de um workshop prático com a artista, nos dias 24 e 25 de setembro, em Campinas e nos dias 2 e 3 de outubro no Sesc Belenzinho em São Paulo.

Inspirado na tapeçaria medieval A Dama e o Unicórnio, o espetáculo é dividido em seis quadros. O último, e mais enigmático, contará com a presença em cena das pessoas selecionadas, formando uma espécie de farândola, dança festiva e irreverente, em que o grupo se apresenta nu, usando apenas uma máscara de coelho, evocando desejo, impulso e mistério.
Não é necessário ter experiência prévia em dança ou teatro, tampouco condicionamento físico específico. Os participantes devem ter disponibilidade integral para os dias de ensaio e apresentações, e receberão ajuda de custo para alimentação, transporte e cachê.
Residência com Ziza Patrick e Ricardo Januário
A segunda residência artística está relacionada ao espetáculo Dandismo (Dandyism), uma colaboração entre o coreógrafo Ziza Patrick (Ruanda/ Inglaterra), o artista brasileiro Ricardo Januário e a ensaiadora Joanne Bernard. O projeto propõe a criação de uma versão brasileira do espetáculo com base em vivências e contribuições dos participantes. Serão selecionados 20 artistas residentes no Brasil, entre bailarinos, músicos, cantores, performers e artistas do corpo, com prioridade para pessoas pretas, pardas e indígenas.
A residência será realizada em Campinas entre os dias 16 e 26 de setembro. Após o período de imersão, o grupo participa de cinco apresentações: duas na Bienal Sesc de Dança, em Campinas, e três na capital paulista, como parte da programação do Cultura Inglesa Festival.
A proposta artística é inspirada nos Sapeurs – figuras icônicas da República do Congo que transformaram moda em símbolo de resistência cultural – e convida o elenco a criar seu próprio “dândi”, articulando dança, teatro e música em uma performance que explora ancestralidade, estilo e afirmação identitária. Os artistas selecionados terão ajuda de custo para alimentação, transporte e cachê pelas apresentações. Participantes de outras cidades também contarão com hospedagem durante o período de residência e apresentações.
Inscrições
As inscrições para as residências estão abertas até 20 de agosto e podem ser realizadas por meio de formulário virtual. Os critérios de seleção, calendários completos e detalhes sobre as propostas estão disponíveis nos respectivos formulários.
A iniciativa reforça o compromisso da Bienal em fomentar processos colaborativos, ampliar o acesso à criação artística e estimular o encontro entre artistas locais e nomes relevantes da cena internacional.
Ao meu próprio desejo – Gaëlle Bourges
Campinas forms.office.com/r/45fZp0N4p6
Sesc Belenzinho forms.office.com/r/f0yTJ0pn3e
Dandismo
Campinas docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXdLLPzS5-v5rFcscGIhFhZ0AhBwRe8BHCd9pfluN3ZARvdA/viewform
Portal MUD