Balé da Cidade de São Paulo embarca para o México com a coreografia Réquiem SP

Réquiem SP. Foto: Larissa Paz.

Companhia continua sua circulação internacional e leva criação de Alejandro Ahmed, diretor artístico da companhia, aos palcos do país, com apresentações na Cidade do México e em Guanajuato

Com patrocínio Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Balé da Cidade de São Paulo, renomada companhia de dança contemporânea brasileira, se apresenta no México, levando a coreografia Réquiem SP, do diretor Alejandro Ahmed, ao público norte americano. Durante sua passagem pelo país, a companhia passará por duas cidades, Cidade do México, nos dias 7 e 8 de maio, às 20h, no Centro Cultural Universitário (CCU) da UNAM, abrindo a programação do Festival El Aleph. Em seguida, a montagem chega à cidade de Guanajuato, com apresentação no Teatro Juarez, no dia 12 de maio, às 20h.

Fruto do direcionamento da atual gestão do Theatro, o atual projeto do Balé marca um importante reposicionamento da companhia no cenário internacional da dança contemporânea e continuando sua turnê na América Latina, agora no México, com uma programação vibrante em colaboração com coreógrafas e coreógrafos da cena independente.

Réquiem SP. Foto: Larissa Paz.

Criada, dirigida e coreografada por Alejandro Ahmed, a obra propõe um instigante diálogo entre diferentes linhagens da dança, como o balé, o jumpstyle e as danças urbanas e populares. Réquiem SP investiga, de maneira provocativa, as possibilidades de articulação entre corpos, contextos e manifestações culturais, tendo como pano de fundo a complexidade e a singularidade da cidade de São Paulo. Nesse processo, o movimento do elenco ultrapassa a técnica e se estabelece como matéria sensível para explorar as relações entre corpo e ambiente.

A criação também se destaca pela integração de múltiplas plataformas artísticas, configurando um ecossistema multimídia em cena. Segundo Ahmed, o espetáculo expande a partitura de György Ligeti ao incorporar diferentes camadas sonoras: Réquiem SP explora, além da obra de Ligeti, três movimentos musicais distintos: um interlúdio de autogestão coreográfica e sonora; o Réquiem em quatro movimentos; e um desfecho que incorpora faixas do produtor canadense Venetian Snares. Trata-se de um breakcore, com batidas rápidas e espaçadas, que contrastam com o universo de Ligeti, mas dialogam em suas complexidades composicionais”, explica o diretor.

À frente do Balé da Cidade desde julho de 2023, Alejandro Ahmed é reconhecido como um dos principais nomes da dança contemporânea no Brasil. Sua pesquisa artística investiga as correlações entre corpos, ambientes e tecnologias, explorando os limites do movimento e suas possibilidades de transformação.

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.