Atrações artísticas no litoral integram programação de férias do Junta 11

Acervo JUNTA Festival

Festival de dança contemporânea realiza etapa inédita em Parnaíba, entre 21 e 24 de janeiro, com atividades gratuitas

Como opção de lazer no período de férias, o Junta Festival – Dança e Contemporaneidade realiza, entre os dias 21 e 24 de janeiro, a segunda etapa de sua 11ª edição, pela primeira vez fora de Teresina. A programação acontece em Parnaíba, no litoral do Piauí, e integra o calendário cultural de férias da cidade. Todos os espetáculos são gratuitos e abertos ao público.

Com o objetivo de ampliar as opções artísticas para moradores e visitantes, as atividades ocupam espaços culturais históricos, como o Teatro Saraiva, o Museu do Mar e o Sesc Parnaíba. Para Datán Izaká, co-diretor e curador, a edição no litoral representa a maturidade de mais de uma década do JUNTA. “A partir da dança, promovemos provocação, reflexão e diálogo, construindo novos conhecimentos e possibilidades”, e reforça “É uma valorização e troca da dança nordestina”.

Referência na difusão da dança contemporânea no estado, o JUNTA tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do acesso a essa linguagem por meio de uma programação gratuita e descentralizada.

A programação reúne os espetáculos Vazante(PI), Brasileirinhas (PI) e Couraça (MA), além de obras desenvolvidas por artistas nordestinos na Incubadora Petrobras, criadas e produzidas durante a edição do festival em Teresina.

A etapa Parnaíba conta com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PI), e apoio local do Sesc, parcerias que viabilizam a realização da programação e sua circulação no litoral piauiense.

Para a co-diretora e curadora Janaína Lobo, a edição marca um momento histórico para o festival. “É a primeira vez que o JUNTA acontece em outra cidade, e estamos muito felizes em difundir a dança nordestina em Parnaíba, um território de grande efervescência cultural”, destaca.

 

Veja a Programação 

Quarta-feira (21)

  • Oficina Iluminação – 15H

Local: SESC Caixeiral/Parnaíba

  • Fera Ferida – 18H30

Local: SESC Avenida/Parnaíba

Quinta-feira (22)

  • Oficina Iluminação – 15H

Local: SESC Caixeiral/Parnaíba

  • Entre o Ventre e o Samba – 18H30

Local: SESC Avenida/Parnaíba

  • Vazante – 20H

Local: Teatro Saraiva

Sexta-feira (23)

  • Oficina Produção – 15H

Local: SESC Caixeiral/Parnaíba

  • O Quintal da Minha Rua – 18H30

Local: SESC Avenida/ Parnaíba

  • Ordinária – 20H

Local: SESC Avenida/ Parnaíba

Sábado (24)

  • Oficina Produção – 15H

Local: SESC Caixeiral/Parnaíba

  • Couraça (MA) – 15H

Local: Porto das Barcas

  • Brasileirinhas: Só Homens CIA de Teatro – 20H

Local: Teatro Saraiva

  • Festa de encerramento: 22H

Local: Teatro Saraiva

 

Mais sobre o JUNTA

O JUNTA festival – Dança e Contemporaneidade, criado e dirigido pelos artistas piauienses Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo, é um conjunto de ações artísticas e formativas que tem a dança contemporânea como ponto de encontro e reflexão sobre a arte e o mundo. Visa a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços em Teresina (PI).

Com a projeção local e nacional colocou o Estado no circuito dos festivais brasileiros de artes cênicas. Com 10 edições anuais e um projeto de ocupação – o JUNTA EXPANDIDO, contribuiu de forma expressiva na percepção sobre a dança no Piauí e profissionalização desta, além de programar obras importantes nacionais e internacionais e cativar público diverso para a dança contemporânea. O JUNTA já teve patrocínio da Caixa Econômica Federal, Oi Futuro, Siec, Sesc e Instituto Cultural Vale.

A programação da 11ª edição do JUNTA festival – Dança e Contemporaneidade é composta pelas ações: INCUBADORA – projeto de fomento a novas produções de artistas do Piauí e Nordeste; BUCHADA – seminários sobre arte e questões do agora com pensadores contemporâneos; ENCONTRO DE CURADORES E PROGRAMADORES BRASILEIROS E LATINO-AMERICANOS – encontro para divulgar a produção de artistas piauienses e promoção de redes de conexões e rodadas de negócios, além da PROGRAMAÇÃO de espetáculos, intervenções urbanas, oficinas, residências e mostra de processo da INCUBADORA.  Este projeto tem o patrocínio da Petrobrás através da Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos.

Portal MUD

Portal MUD

Ver Perfil

Portal MUD é uma plataforma online desenvolvida para quem faz a dança acontecer no Brasil! Tudo sobre dança em um clique: história, memória, notícias, divulgação de eventos, um mural dos profissionais, academias, empresas e a difusão de metodologias de renomados professores brasileiros. Todos os serviços são oferecidos online e podem ser usufruídos a qualquer horário e de qualquer lugar.