Crédito das Fotos: Janaína Leite. Foto André Cherri
Hoje começa a segunda semana do Projeto MULHERES EM CENA, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com uma programação intensa que vai até o próximo sábado, 19 de novembro. Idealizado pela coreógrafa Vanessa Macedo e produzido pela Cia Fragmento de Dança, neste ano de 2022, a discussão relacionada a gênero, vida-obra e representações do feminino se expande em trabalhos de dança, teatro e performance, somados a um debate promovido em parceria com a ECA-USP que discute as dramaturgias da cena depoimento.
Zona Agbara
Segundo Vanessa Macedo, o projeto “Mulheres em Cena” é, antes de tudo, um gesto político. Ela ainda reforça que chama de “projeto” porque não se trata apenas de uma Mostra de trabalhos, e sim de uma necessidade de repensar as lógicas que autorizam, legitimam e visibilizam alguns corpos e discursos. E outros não.
Na primeira semana, que aconteceu no Centro de Referência da Dança, a plateia esteve igualmente composta por homens e mulheres, furando uma bolha que parece ser recorrente nesse tipo de proposta. Ainda destacamos que essa edição também conta com trabalhos de dois artistas que têm pesquisas relacionadas ao uso de materiais autobiográficos na cena. Isso porque a Mostra é protagonizada por mulheres, mas recebe e se interessa em ter homens atuando e ampliando uma discussão que pode e deve ser de todos os corpos.
A programação completa pode ser acessada em: https://www.ciafragmentodedanca.com.br/mulheres6aedicao
Cia E² de teatro e dança / Eliana de Santana
Em sua 6ª edição, o projeto foi possível graças à reunião de alguns apoios para cada uma de suas atividades. O Programa de Fomento à Dança financiou as apresentações do solo La Mariposa, a partilha de trabalhos do grupo de orientação de pesquisa desenvolvidos pela Cia Fragmento de Dança, além do Fórum “Discutindo o autodepoimento na Cena” que também contou com a parceria da ECA/USP. O Centro de Referência da Dança apoiou a primeira semana da Mostra e a Oficina Cultural Oswald de Andrade, junto à Secretaria Municipal de Cultura, foram responsáveis pelo apoio da Segunda semana.
Com: Ana Clara Poltronieri, Ateliê do Gesto, Bruna Betito, Cia E² de Teatro e Dança, Cia Carne Agonizante, Cia Fragmento de Dança, Coletivo Profanas, Desabafo Coletivo Teatro, Flávia Bertinelli, Grupo Vão, Heloísa Sousa, In Saio Cia de Arte, Janaína Leite, Leticia Bassit, Menine Negre, Rebeca Tadiello, Rubi dos Santos, Suzana Gomes, Ultra Martini e Zona Agbara
Idealização: Vanessa Macedo
Curadoria: Maitê Molnar, Thainá Souza e Vanessa Macedo
Realização: Cia Fragmento de Dança
Produção: Luciana Venancio – Movicena Produções
Assistência de Produção: Cristiano Saraiva, Diego Hazan, Maitê Molnar e Vinicius Paquitinho Francês
Estagio: Letícia Almeida
Coordenação técnica de luz: Fellipe Oliveiras
Design gráfico: Letícia Mantovani
Assessoria de Imprensa: Elaine Calux