Viço Manco Voo

Categoria

Bibliografia

Subcategoria

Livro

Ano

2022

Estado

CE

Cidade

Fortaleza

Descrição

Publicado pela editora independente Substânsia, “Viço Manco Voo” é o resultado do percurso poético de vida do artista João Paulo Lima. O livro dança sobre as possibilidades do corpo, grafando em formato de poema as dissidências e a não conformidade das padronizações, afinal é a poesia o espaço da liberdade.

O livro transita entre três temáticas: o erotismo, pelo viço, a deficiência, pelo manco e, por fim, o voar, que acontece através da poesia. Além disso, a memória da infância, os personagens do interior, do bairro e da cidade que junta tudo em palavras e gera uma dança livro.

“Esse livro foi escrito no corpo primeiro antes de tomar a folha. Um livro que falta muito para completar o poema de paixão ou de amor ou de denúncia. Ele manca de propósito. Nele, a vida do poema permanece em latência para que as coisas saiam do lugar. Mesmo que não mudem nada. O poema poderia ser flecha, bala ou míssil. Mas, como tudo o que não contemos, ele ejaculou versos frágeis e viçosos. Voou”. (João Paulo Lima)

João Paulo Lima é doutorando em Dança (UFBA). Mestre em Literatura Comparada (UFC). Artista, educador, performer, escritor. Elabora projetos em video-dança e video-performance. É ativista dos direitos das pessoas com deficiência e colaborador do ValePcd, coletivo Lgbt de pessoas com deficiência.

Autor(a)

João Paulo Lima

Editora

Substânsia

ISBN

9786586356106

Coleção

João Paulo Lima