
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
18 de novembro
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Categoria
Descrição
A DANÇA ESPONTÂNEA
Rainer Vianna fala do seu trabalho:
“No momento em que se fala muito em movimento livre, dança contemporânea, expressão corporal, sensitive training, etc., seria meio difícil definir e distinguir o trabalho de dança espontânea em palavras.
Sendo um trabalho que difere dos outros, não significa que despreza ou evita certas técnicas convencionais. Muito pelo contrário, às vezes se utiliza dessas técnicas como ponto de partida e, assim sendo, seria contraditório sonegar a importância do balé, da expressão e mesmo do movimento livre.
Essa técnica de dança espontânea é fruto de um longo trabalho de pesquisa, desenvolvido por uma pessoa que passou nada menos que 25 anos dentro da dança clássica: Klauss Vianna.
Uma das principais características da dança espontânea é que a forma é sempre uma consequência do movimento, ao contrário de outras técnicas de dança que já têm a forma estruturada. É dentro dessa técnica que se desenvolve o solo.
Sendo a mão um meio de comunicação, ela é utilizada nesse trabalho como principal afluente de diversos movimentos.”
Ficha Técnica
Direção e Coreografia: Klauss Vianna | Solista: Rainer Vianna | Música: Jack Nitzche (da trilha sonora do filme Um Estranho no Ninho) | Assistente de Direção: T. J.
Acervo doado por
Coleção
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Acervo doado por
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.