Na foto: Inaicyra Falcão | Fotógrafo: Sidney Rocharte

Galeria de Fotos

Na foto: Inaicyra Falcão | Fotógrafo: Sidney Rocharte Na foto: Inaicyra Falcão | Fotógrafo: Sidney Rocharte Na foto: Inaicyra Falcão | Fotógrafo: Sidney Rocharte

Categoria

Fotos

Subcategoria

Ensaio Fotográfico

Ano

2015

País

Brasil

Estado

BA

Cidade

Salvador

Descrição

Imagens do ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Sidney Rocharte na Praia de Ondina, em Salvador, para o concerto “Inaicyra em 3 Tempos”, da artista Inaicyra Falcão.

Em “Inaicyra em 3 Tempos” o público pode conferir uma apresentação com três referências musicais que tem suas origens marcadas, principalmente, pela herança africana nas Américas. O Show nasce do desejo desta intérprete criativa em ampliar seu repertório, assim resolveu incorporar também a investigação de outros autores e contextos inspirados na memória de uma cultura. A apresentação é composta por cânticos do cd Okan Awa (cânticos em yorubá e português, que homenageiam os ancestrais nos terreiros na Nago/Yorubá no Brasil e que foram adaptados ao universo lírico por Inaicyra Falcão e Beto Pelegrino); composições de Babi de Oliveira e Waldemar Henrique (inspiradas em lendas afro-brasileiras e indígenas) e Negro Spiritual (cânticos que eram entoados pelos negros escravizados enquanto trabalhavam nas plantações dos Estados Unidos da América). Os temas das canções giram entorno de elementos da natureza, ancestrais yorubás, lendas indígenas e elementos do cotidiano. O show “Inaicyra em 3 Tempos” revela a voz atual da cantora, dialoga com a tradição e contemporaneidade, valorizando a história de povos que foram a base das sociedades americanas e oferece ao público em geral a possibilidade de apreciar o canto Etnolírico na voz da grande Intérprete Soprano Dramática, Inaicyra Falcão.

Inaicyra Falcão possui Graduação em DANÇA pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em ARTES TEATRAIS, dissertação: ‘The Ritual Dance in Bahia’, University of Ibadan/Nigéria. Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade de São Paulo/Brasil; ‘Da Tradição Africana-Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação’. Livre-docente na área de PRÁTICAS INTERPRETATIVAS/Dança do Brasil; ‘Entrelaçar: a Dinâmica da Trama’, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França, com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas e do curso de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordenou o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rituais e Linguagens do Diretório do CNPq. Publicou o livro Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação e é uma das organizadoras do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte-educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão sobre o trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, história de vida na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto. Recebeu o Prêmio Milu Vilela – Itaú Cultural 35 anos, pelo reconhecimento de sua trajetória longeva e definitiva na construção e transformação da nossa cultura. A 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, comissionou, celebrando a sua história, o projeto Tokunbó: Sons entre Mares, composto de uma publicação, da gravação e da apresentação de um disco e sua performance lírica.

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Inaicyra Falcão

Local

Praia de Ondina

Coleção

Inaicyra Falcão