
Categoria
Subcategoria
Ano
País
Estado
Cidade
Descrição
Você já se sentiu intrusa em algum lugar? Sentiu que, por algum motivo, sua presença provocou assunto, despertou curiosidade ou mesmo estranheza? Corpo Intruso é o que não está convidado. O que não é visto como parte. O que pode ser indigesto ao mesmo tempo que pode ter certo humor.
Corpo Intruso, de Estela Lapponi, versa sobre a presença “não autorizada” – por quem?! – e, por isso, é transformadora.
A partir da sua trajetória de atriz para artista DEF, a autora conta como o AVC, sofrido em plena cena, transformou não só sua maneira de viver (n)o mundo e (n)a arte, como mostra a potência que é abandonarmos padrões e verdades coloniais. Como é potente nos permitirmos o desafio e deixarmos que as mudanças ocorram. Aticem. Explodam. E mudem os eixos. Sim, tudo no imperativo e no presente, porque o futuro é hoje e é urgente a constante evolução.
Corpo Intruso chegou sem avisar, se impôs na carne quando a artista vivia em terras estrangeiras e se desdobrou em práticas artísticas nas diversas linguagens – performance, workshop, intervenção, palestra, curta-metragem – produziu pensamento, inventou Zuleika Brit, que virou verbo – zuleikar! – criando um modo descolonizado de existir – ¡Zuleikate!
Corpo Intruso é um convite de Estela a ressignificar e enxergar a estética própria e única da Arte produzida pelo corpo DEF (Pessoa com Deficiência).
Autor(a)
Estela Lapponi
Editora
Casa de Zuleika
ISBN
9786585551007
Coleção
Todos os esforços foram cuidadosamente empenhados para garantir a correta identificação e atribuição das fontes e conteúdos presentes neste acervo. Caso identifique qualquer inconsistência, solicitamos que nos informe. A reprodução total ou parcial é proibida sem a devida autorização. Todos os direitos reservados ao Portal MUD – Museu da Dança.