Arquivo PDF
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
13 de outubro
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Tipo do Material
Descrição
Blue é inspirado na obra plástica do artista britânico Chris Ofili. Esta peça de dança faz uma reflexão poética sobre a cor azul, filtrada pela música blues, herança dos escravos negros no delta do Mississipi (EUA).
Em algum lugar entre os acordes ancestrais da música blues e a tinta azul de Ofili, nasce esta dança BLUE. Reflexões estéticas e sociais são os motivos inspiradores nesta conversa com o azul que, assim abordado, se transforma em cor referência e apoio poético para os dizeres coreográficos do corpo e da cena.
Na obra de Ofili, crítica social e humor, ironia e exuberância estética, referências ao mundo pop e à ancestralidade africana, são temas constantes que, embora pareçam contraditórios, surgem misturados em suas pinturas. Em muitas de suas obras, Ofili utiliza de forma abundante a cor azul, uma referência para a criação deste trabalho de dança, cujo nome BLUE, remete também à música blues, um estilo musical que se fundamenta no uso de notas tocadas ou cantadas numa frequência baixa, com fins expressivos, que nasce dos cantos religiosos e tem sua origem entre os negros que trabalhavam nas plantações de algodão no delta do Mississipi. Em uma das pinturas de Chris Ofili, intitulada Iscariot Blues, vemos emergir de um azul misterioso e intenso, a figura de um enforcado – tendo, ao fundo, uma banda de blues.
Ficha Técnica
Direção: Eliana de Santana | Intérpretes: Eliana de Santana,
Suiá Burger Ferlauto e Lilian Wiziack | Intérpretes no início da pesquisa: Kanzelumuka e Hernandes de Oliveira | Trilha Sonora e Figurinos: Eliana de Santana | Direção de Arte, Iluminação e Espaço Cênico: Hernandes de Oliveira | Produção Executiva: Jota Rafaelli | Produção Geral: E² Cia de Teatro e Dança
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
CRD (Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo)