
Arquivo PDF
Categoria
Subcategoria
Ano
Data do Evento
maio
País
Estado
Cidade
Estilo de Dança
Tipo do Material
Descrição
Programa do espetáculo do Ballet Klauss Vianna e Teatro Experimental, dividido em três partes: “Ballet Divertissement”com música de Lortzing (1801-1851) e coreografia de Décio Otero (1933); Teatro experimental “Pic Nic no Front” de Arrabal (1932) e o Ballet “Concerto Barroco” com música de Antonio Vivaldi (1678-1741) e coreografia de Klauss Vianna (1928-1992).
O Ballet Klauss Vianna, grupo dirigido pelo casal Angel e Klauss Vianna na escola de dança, foi formalizado em 19 de setembro de 1959. Angel Vianna atuava como primeira bailarina e coreógrafa. Desde o início, o grupo se destacou por seu caráter inovador ao não encarar o balé como algo fechado, preocupando-se em quebrar as fronteiras entre as artes e construir uma dança genuinamente brasileira. Com esse grupo, Angel e Klauss Vianna puderam aprofundar suas pesquisas, tanto técnicas quanto coreográficas, e desenvolver processos que já haviam iniciado alguns anos antes. A cerimônia de criação do grupo ocorreu em 1º de novembro de 1959, no auditório do Lions Club. O corpo administrativo do Ballet Klauss Vianna era composto por Carlos Denis Machado (presidente), Ivan Ângelo (secretário), Klauss Vianna (diretor artístico) e pelos membros do conselho administrativo: Anita Uxa, Ana Marina Vianna, Oscar Hermanny, Hélio Vaz de Melo, Gilson de Paula, Jacques do Prado Brandão e Júlio Pudles. Angel foi a colaboradora e pensadora, juntamente com Klauss, de todos os passos da escola e do grupo profissional.
Ficha Técnica
Direção: Klauss Vianna | Coreografias: Décio Otero e Klauss Vianna | Músicas: Albert Lortzing e Antonio Vivaldi | Elenco: Amilcar Bousinhas, Angel Vianna, Beatriz Simbalista, Dardania Vasconcelos, Dione Almeida, Jura Wild, Marco Antonio Menezes, Marielga Girodo, Neuza Rocha, Pompéia Pires, Roberto Canisassa, Rodrigo Santiago e Silvia Castanheira
Artista/Cia/Grupo/Instituição
Local
Centro Acadêmico da Escola de Minas