Categoria

Vídeos

Subcategoria

Documentário

Ano

2005

País

Brasil

Estado

RJ

Cidade

Rio de Janeiro

Categoria

Vídeos

Descrição

O documentário acompanha a singular trajetória de Mercedes Baptista (1921-2014), considerada a principal precursora da dança afro-brasileira. Bailarina de formação erudita, a partir da criação de seu grupo, no início da década de 1950, volta-se para o estudo dos movimentos rituais do candomblé e das danças folclóricas. Suas criações coreográficas permanecem até hoje identificadas como repertório gestual da dança afro.

Lilian Solá Santiago é documentarista e pesquisadora. Pioneira do cinema negro brasileiro, nos anos 2000 participou do Grupo Cinema Feijoada e, com o documentário “Família Alcântara” (2006, com Daniel Santiago), tornou-se a segunda mulher negra a lançar um filme em salas de cinema do país, a primeira no período conhecido como Retomada. Realizou mais de uma dezena de filmes premiados no Brasil e no exterior e é ganhadora do Prêmio Willian Greaves Fund 2021 (Firelight Media/ USA). Como pesquisadora sempre esteve ligada à Universidade de São Paulo (USP), de onde é Bacharel em História, Mestre em Integração da América Latina e Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), onde integra o Grupo de Pesquisa LabArteMídia desde 2019.

Marianna Monteiro possui graduação em Ciências Sociais, mestrado em Filosofia e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes. Integra o Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Unesp Tem experiência na área de Artes Cênicas, dança e teatro, tendo se profissionalizado como atriz em 1976. Dedica-se a pesquisa em artes focadas no teatro, na performance, na dança brasileira e no teatro popular. É autora dos livros: Noverre: Cartas sobre a Dança (Edusp,2002), Dança Popular: Espetáculo e Devoção (Terceiro Nome, 2011) e, em co-autoria, Antropologia e Performance, ensaios NAPEDRA. Co-autora dos vídeos: Lambe Sujo uma Ópera dos Quilombos, Balé de Pé no Chão: a Dança Afro de Mercedes Baptista e A Pedra Balanceou. Membro da Associacão Cultural Cachuera! desde 1981. Recebeu prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte- Apca, de melhor pesquisa em dança, pelo livro Noverre: Cartas sobre a Dança e o prêmio de melhor roteiro e pesquisa pelo filme Balé de Pé no Chão, a Dança Afro de Mercedes Baptista , no Festival Internacional do Filme Etnográfico do Rio de Janeiro. Lidera na Unesp o grupo de pesquisa: Grupo Terreiro de Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens e é pesquisadora no grupo de pesquisa da USP : Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama- NAPEDRA.Desde 1980 dedica-se à pesquisa das cultural populares brasileiras, em especial as danças dramáticas e as danças dos quilombos. Atualmente busca dar à sua pesquisa uma dimensão transnacional. Fundou no Instituto de Arte da Unesp, o Terreiro Fundo da Barra, espaço para a apresentação e encontro de grupos populares.

Ficha Técnica

Direção e Roteiro: Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro | Fotografia: Thiago Scorza | Câmera: Thiago Scorza, Pedro Faerstein e Lílian Santiago | Montagem: Felippe Machado e Alexandre Martins | Editor de Som: Carlos Akamine | Produção: Terra Firme Digital | Co-Produção: SESC TV

Coleção

Mercedes Baptista

Coleção

Mercedes Baptista