Na foto: Inaicyra Falcão com estudantes | Fotógrafo: Não identificado

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Na foto: Inaicyra Falcão com estudantes | Fotógrafo: Não identificado Na foto: Inaicyra Falcão com estudantes | Fotógrafo: Não identificado

Categoria

Fotos

Subcategoria

Aula

Ano

1996

Data do Evento

21 de maio e 18 de junho

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

Campinas

Estilo de Dança

Danças Brasileiras

Descrição

As imagens registram Inaicyra Falcão ministrando a disciplina de Danças Brasileiras para estudantes do Curso de Dança da Unicamp.

Inaicyra ingressou como docente no Curso de Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1990, onde permaneceu até 2010. Durante esse período, foi responsável pela disciplina de Danças Brasileiras, entre outras, contribuindo para a formação de alunos no campo das artes corporais e para o desenvolvimento de estudos acadêmicos sobre as danças do Brasil.

Inaicyra Falcão possui Graduação em DANÇA pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em ARTES TEATRAIS, dissertação: ‘The Ritual Dance in Bahia’, University of Ibadan/Nigéria. Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade de São Paulo/Brasil; ‘Da Tradição Africana-Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação’. Livre-docente na área de PRÁTICAS INTERPRETATIVAS/Dança do Brasil; ‘Entrelaçar: a Dinâmica da Trama’, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França, com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas e do curso de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordenou o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rituais e Linguagens do Diretório do CNPq. Publicou o livro Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação e é uma das organizadoras do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte-educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão sobre o trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, história de vida na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto. Recebeu o Prêmio Milu Vilela – Itaú Cultural 35 anos, pelo reconhecimento de sua trajetória longeva e definitiva na construção e transformação da nossa cultura. A 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, comissionou, celebrando a sua história, o projeto Tokunbó: Sons entre Mares, composto de uma publicação, da gravação e da apresentação de um disco e sua performance lírica.

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Inaicyra Falcão, Unicamp

Local

Sala de dança do Departamento de Artes da Unicamp

Coleção

Inaicyra Falcão