Na foto: Inaicyra Facão (ao centro) e elenco | Fotógrafo: Não identificado

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Na foto: Inaicyra Facão (ao centro) e elenco | Fotógrafo: Não identificado Na foto: Inaicyra Facão (ao centro) e elenco | Fotógrafo: Não identificado

Categoria

Fotos

Subcategoria

Espetáculo

Ano

1996

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

Campinas

Descrição

Fotos de Inaicyra Falcão na peça “A Serpente”, de autoria de Nelson Rodrigues, com direção de Maria Thaís. Na apresentação realizada no espaço Confraria da Dança, em Campinas/SP, Inaicyra atuou como atriz convidada e cantora.

Maria Thaís é Diretora Teatral, Professora e Pesquisadora. Professora Doutora do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes e do PPGAC (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/Área de Concentração: Pedagogia do Teatro/Linha da Pesquisa: Formação do Artista Teatral), da Universidade de São Paulo (USP). Diretora do Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP (2007 a 2009). Coordenou o projeto de Extensão ‘Perspectivas Intercambiáveis: o teatro na Aldeia Gãpgir’ da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – USP, na Reserva Sete de Setembro, Cacoal/Rondônia. Pós-Doutorado, com o tema ‘Encenação Contemporânea: processos de transmissão na poética de Anatoli Vassiliev’, na Scuola Paolo Grassi (Milão/Itália). Doutora (2002) e Mestre (1994) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo com as pesquisas: ‘V.E. Meierhold – O Encenador Pedagogo’ (DE.) e ‘Interpretação no Brasil: a linguagem corporal e os novos procedimentos cênicos – 1970/1971’ (ME). Bacharel em Artes Cênicas (Teoria Teatral) pelo Centro de Letras e Artes da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO (1984). Professora-visitante na Université Sorbonne Paris 8/França – Programa de Pós-Graduação – cátedra ‘Licence 3 Etnoscenologie: la rencontre des Pratiques Scéniques – par-delà les frontières’ em 2014. Professora convidada na Bienal de Dança de Veneza/Itália (2011), do Grupo Varasanta, Bogotá, Colômbia (2018/2014/2011), da ARTA – Association de Recherche des Traditions de l’Acteur – Cartoucherie, Paris/França (2014 e 2017), do Centro Amazonne, Palermo/Itália (2019). Artista-fundadora do núcleo de pesquisa Cia Balagan (reconhecida em 2014 como patrimônio imaterial da Cidade de São Paulo), coordenou os projetos de pesquisa: ‘Couro de Cabras, Coro de Gente’ (2015/2016), ‘Cabras – I Etapa’ (2013/2014); ‘O Trágico e o Animal’ (2010/2011), ‘Recusa’ (2009/2012) e ‘Do Inumano ao mais-Humano’ (2007/2008), que resultam em ações artísticas e pedagógicas e nos espetáculos ‘Programa Pentesiléia – treinamento para a batalha final’ (2017–), ‘Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam’ (2016–), ‘Recusa’ (2012–), ‘Prometheus – a tragédia do fogo’ (2011–), ‘Západ, A Tragédia do Poder’ (2006/2007), ‘Tauromaquia’ (2004/2005/2006), ‘A Besta na Lua’ (2003/2004) e ‘Sacromaquia’ (1999/2000). Coordena o projeto de pesquisa ‘Entre a Cena e a Pedagogia – processos de transmissão e criação teatral e as interfaces com os estudos culturais’, criando um campo comum entre as pesquisas acadêmicas que orienta na Pós-Graduação, as investigações prático-teóricas realizadas através da Cia Teatro Balagan e outras atividades de Extensão. Entre 1999 e 2006, realizou Residências Artísticas na Moscow Theatre – School of Dramatic Art (Moscou/Rússia), dirigida por Anatoli Vassiliev, colaborando, como pedagoga e coreógrafa, no processo de criação do espetáculo ‘Ilíada’. Em 2004, dirigiu em Berlim/Alemanha o espetáculo ‘Olhos d’Água’ com a Cia Ismael Ivo, uma produção da Haus der Kulturen der Welt; e, em Firenze/Sesto Fiorentino – Itália, o espetáculo ‘Dorotéia – um estudo’, de Nelson Rodrigues, no Festival Intercity São Paulo. Foi professora do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (1993–2003); e coordenou a implantação da Escola Livre de Teatro, projeto do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Santo André (1990 e 1992).

Inaicyra Falcão possui Graduação em DANÇA pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em ARTES TEATRAIS, dissertação: ‘The Ritual Dance in Bahia’, University of Ibadan/Nigéria. Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade de São Paulo/Brasil; ‘Da Tradição Africana-Brasileira a uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação’. Livre-docente na área de PRÁTICAS INTERPRETATIVAS/Dança do Brasil; ‘Entrelaçar: a Dinâmica da Trama’, Unicamp. Frequentou o curso de Dança Moderna no Studio Alvin Ailey, Dança Contemporânea na Schola Cantorum, Paris/França, com bolsa do Governo Francês. Desenvolveu pesquisa junto à Universidade Obafemi Awolowo/Ifé/Nigéria com bolsa do CNPq e no Laban Centre for Movement and Dance/Inglaterra, com bolsa do Conselho Britânico. Foi docente do curso Theatre Arts University of Ibadan, da Graduação em Dança do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas e do curso de Pós-graduação em Artes, Instituto de Artes, Unicamp. Coordenou o Grupo de Pesquisa Interinstitucional Rituais e Linguagens do Diretório do CNPq. Publicou o livro Corpo e Ancestralidade: uma Proposta Pluricultural de Dança-Arte-Educação e é uma das organizadoras do livro Rituais e Linguagens da Cena: Trajetórias e Pesquisas sobre Corpo e Ancestralidade. Tem se dedicado como pesquisadora à dança e à tradição da cultura africano-brasileira na arte-educação, e ao canto lírico na releitura de cânticos ancestrais. O seu CD Okan Awa: Cânticos da Tradição Yorubá, ao lado das publicações, contribuem no aprofundamento da reflexão sobre o trabalho do artista cênico, orgânico e plural, o qual ancora-se na dinâmica de uma cultura tradicional e contemporânea. Está voltada para os seguintes temas: processos de criação, história de vida na dança contemporânea, ancestralidade africano-brasileira, educação pluricultural e canto. Recebeu o Prêmio Milu Vilela – Itaú Cultural 35 anos, pelo reconhecimento de sua trajetória longeva e definitiva na construção e transformação da nossa cultura. A 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do Impossível, comissionou, celebrando a sua história, o projeto Tokunbó: Sons entre Mares, composto de uma publicação, da gravação e da apresentação de um disco e sua performance lírica.

Ficha Técnica

Autoria: Nelson Rodrigues | Direção: Maria Thaís | Cenografia: Márcio Medina | Figurino: Márcio Medina

Artista/Cia/Grupo/Instituição

Inaicyra Falcão, Maria Thaís

Local

Confraria da Dança

Coleção

Inaicyra Falcão