A Emparedada da Rua Nova

Arquivo PDF

Abrir Arquivo

Categoria

Materiais Gráficos

Subcategoria

Espetáculo

Ano

2016

País

Brasil

Estado

SP

Cidade

São Paulo

Estilo de Dança

Dança Contemporânea

Tipo do Material

Folder

Descrição

A Emparedada da Rua Nova, de Eliana de Santana, é inspirada no romance homônimo de Carneiro Vilela (1846-1913). O romance, ambientado na cidade de Recife (PE), no século 19, relata o caso de uma jovem emparedada viva em seu próprio quarto, a mando de seu pai. Ao longo do tempo, esta tragédia urbana alimentou o imaginário popular.
Fala-se da presença da morta, a rondar pela casa – uma assombração. Ficção e realidade se confundem, a história da emparedada seria real?

Sem ignorar as questões do amor e do feminino, presentes no romance de Carneiro Vilela, a pesquisa de dança de Eliana de Santana acabou se direcionando para um lugar em que prevalecem aparições, presenças momentâneas, espectros, fantasmas, entidades.

A Emparedada da Rua Nova, em suma, é uma investigação poética sobre o tema da morte e do sobrenatural.

Ficha Técnica

Autor da obra: Carneiro Vilela (1846-1913) | Direção e interpretação: Eliana de Santana | Espaço cênico e iluminação: Hernandes de Oliveira | Trilha Sonora e figurinos: Hernandes de Oliveira e Eliana de Santana | Participação: Efigênia Maria | Assistente de produção: Rodrigo Eloi Leão

Artista/Cia/Grupo/Instituição

E² Cia. de Teatro e Dança, Eliana de Santana

Acervo doado por

Eliana de Santana