Trânsitos 2023 - Programa de formação cultural

por Instituto Tomie Ohtake

curso | Todos os estilos de dança

Novo programa de formação de Lideranças em Cultura do Instituto Tomie Ohtake recebe inscrição para as atividades formativas abertas ao público em geral. Artur Santoro, Brisa Flow, Novíssimo Edgar e Rico Dalassam são alguns dos palestrantes confirmados na programação.

Trânsitos 2023  foi concebido para impactar positivamente a vida de grupos de jovens das periferias, prioritariamente, da cidade de São Paulo e Grande São Paulo, e busca gerar oportunidades de formação profissional na área da cultura; fortalecer e fomentar iniciativas com ênfase em produção artística e gestão cultural; garantir a sustentabilidade, através da estruturação e fomento dos projetos contemplados; fortalecer grupos e suas atividades coletivas; e priorizar as produções de grupos compostos majoritariamente por mulheres. O novo programa retoma as experiências de projetos formativos realizados pelo Instituto Tomie Ohtake ao longo de seus mais de 20 anos que buscam ampliar a potência da aprendizagem para o debate público e democrático no campo da cultura.

De agosto a novembro de 2023 ocorre a formação teórica do Programa Trânsitos, oferecida para os grupos contemplados via edital. Contudo, o público em geral interessado no tema também pode se inscrever e participar de uma formação pensada para todos aqueles que trabalham ou almejam trabalhar no setor artístico-cultural. A formação completa do programa compreende quatro módulos. O primeiro, “Escrita de si”, já ocorreu. Os três módulos restantes, “Gestão e Produção Cultural”, “Fazer artístico, linguagens e formas de ver o mundo” e “Trânsitos” acontecem em setembro, outubro e novembro respectivamente, e estão com inscrições abertas. Confira abaixo a programação completa e os links para inscrição.


MÓDULO 2: GESTÃO E PRODUÇÃO CULTURAL

pensar e fazer: processos

Módulo voltado à instrumentalização, suporte técnico, estruturação de projetos em busca de fomentos maiores e de diferentes fontes, captação de recursos e impulsionamento de carreiras.


Encontro 3 I 28.09.2023

Tema: Setor Cultural x Mercado | Diferentes Abordagens | Apresentação de Ferramentas e Caminhos

Convidada: Daniele Torres

Inscrições aqui


MÓDULO 3: FAZER ARTÍSTICO, LINGUAGENS E FORMAS DE VER O MUNDO

Quanta coisa existe no mundo: possibilidades e inspirações 

Módulo voltado ao estudo e compartilhamento, tanto de referências de artistas, como de múltiplas linguagens e modos de fazer da arte. Os encontros buscam enriquecer o repertório dos participantes, os aproximando de referências que podem inspirá-los em suas trajetórias e sua entrega final.


Debate inaugural | 07.10.2023 - Sábado, às 15h30  

Convidadas: Mayara Amaral e Brisa Flow

O debate será presencial, aberto ao público, no Instituto Tomie Ohtake.

 

Encontro 1 I 5.10. 2023

Tema: Repertórios contra hegemônicos do criar p.1

Convidado: Jerona Ruyce

Inscrições aqui

 

Encontro 2 | 19.10.2023

Tema: Repertórios contra hegemônicos do criar p.2

Convidado: Novíssimo Edgar 

Inscrições aqui


Encontro 3 I 26.10.2023

Tema:  imagens, corporeidades, reproduções.

Convidada: Val Souza

Inscrições aqui

 

MÓDULO 4:  TRÂNSITOS

estar em movimento: enlaces, atravessamentos, caminhos e encruzilhadas

Módulo voltado a uma reflexão sobre a publicização e circulação da produção e fazer   artístico-cultural, mobilizado por questões como “Onde e como circulo meu trabalho?”, “Como ele se desdobra?”, “Como posso fazer parte do processo de amplificação de ações coletivas?”. A proposta dialoga com com diversos modos de articulações comunitárias, insurreições urbanas, instituições e outras possibilidades.

 

Debate inaugural | 04.11.2023 - Sábado, às 15h30  

Rico Dalassam e Maria Luiza de Barros

O debate será presencial, aberto ao público, no Instituto Tomie Ohtake.


Encontro 1 I 09.11.2023

Tema: Importância da comunicação em projetos artísticos culturais

Convidado: Mariana Moraes I RPretas

Inscrições aqui


Encontro 2 I 16.11.2023

Tema: Onde e como circulo meu trabalho? Instâncias: Pública

Convidada:  Lahayda Dreger

Inscrições aqui

 

Encontro 3 I 23.11. 2023 

Tema: Onde e como circulo meu trabalho? Instâncias: Privada

Convidado:  Renata Bittencourt I IMS

Inscrições aqui


Encontro 4 I 30.11.2023

Tema: Viabilização da produção artística e cultural para além de editais | Produto Artístico-cultural como negócio. Quais as possibilidades?
Convidado: Artur Santoro (batekoo)

Inscrições aqui