TCC UMAEMTODAS

por Universidade Estadual de Campinas

mostra | Dança Contemporânea

O espetáculo UMAEMTODAS, criado através do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), recupera da terra corpos e memórias de mulheres, bichos, elementos da natureza e sentidos ancestrais. Para a criação desse trabalho, as intérpretes realizaram uma pesquisa de campo na Comunidade Guarani Mbya no Pico do Jaraguá em São Paulo. As personagens, que brotaram dos corpos das intérpretes após o campo, ecoam as potências de tantas outras mulheres e levam o espectador a atravessar portais para um chamado de pertencer, zelar e libertar a terra em que pisam. 


Ficha Técnica:

Orientação e Direção: Larissa Turtelli e Paula Caruso  | Intérpretes: Iara Medeiros, Leticia Michelani e Rúbia Galera | Assistente de Direção: Mariana Jorge | Assessoria Artística: Graziela Rodrigues | Figurino: Erika Schwarz | Produção de Figurino: Juliana Schmidt e Teka Moran  | Apoio Técnico: Lucas Fernandes e Coré Valente | Assessoria musical: Divanir Gattamorta | Iluminação: Chico Barganian 

O Coletivo Luzeiras foi criado a partir do desejo de três mulheres, artistas, feministas e pesquisadoras, de concluírem juntas, dentro da área de Dança do Brasil, o bacharelado em Dança na UNICAMP. A criação do grupo surgiu como um lugar para transpassar a brasilidade que está marcada nos corpos. Utilizam procedimentos de criação do Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) e foram contempladas pela 10ª Edição do Programa Aluno-Artista da UNICAMP com o projeto “Corpos que Brotam do Impossível Chão”.


Orientadoras:

Larissa Turtelli - É artista da dança, docente e pesquisadora do Instituto de Artes da Unicamp. Iniciou sua especialização no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) em 1992, tendo desde então realizado diversas produções artísticas, workshops e pesquisas de campo de realidades brasileiras a partir desse método.

Paula Caruso - É bailarina-pesquisadora-intérprete, pesquisadora e docente do Curso de Dança e do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, ambos do Instituto de Artes (IA) da UNICAMP. Possui licenciatura plena em História pela FEPI, Itajubá-MG; Bacharelado em Dança, Mestrado em Artes e Doutorado em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP.

Entre em contato