TCC Partilhas de criação: corpos, contextos e dissonâncias

por Universidade Estadual de Campinas

mostra | Dança Contemporânea

Unidas pelo interesse de investigar a criação de dança em site-specific, oito estudantes de graduação do curso de Dança integram o Coletivo Revelia. Neste encontro conversaremos sobre as inquietações que movem o processo criativo do grupo: a memória como impulso dramatúrgico, a busca por uma criação colaborativa com o público e os estudos de arte e artivismo. Além disso, os desafios, possibilidades e urgências de se realizar um trabalho artístico no contexto de uma pandemia.


Ficha Técnica:

Artistas pesquisadoras: Bianca Meciano, Catharina Glória, Gabriela Rosa, Giullia Kelly, Laís Marcelino, Laís Taufic, Mônica Yumi e Sofia Cruz | Orientação: Holly Cavrell | Co-orientação: Milena Pereira | Produção: Coletivo Revelia | Crédito foto: Beatriz Romanello.


Currículo do grupo: O Coletivo Revelia é composto por oito integrantes com interesses que se cruzam em um lugar comum: pensar e praticar a dança intimamente ligada ao contexto. Com um histórico de pesquisa prático-teórico sobre site-specific, performance, arte, ativismo e ações em locais não convencionais, o grupo desenvolve trabalhos artísticos e experimentações nutrindo e estabelecendo um diálogo ativo com o espaço e os elementos de seu contexto.


Orientadoras: 

Holly Cravell - Coreógrafa, bailarina e professora, a norte-americana Holly Cavrell veio para o Brasil trabalhar no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP em 1989. É professora concursada da Unicamp, atuando tanto na Graduação quanto no programa da Pós-Graduação Artes da Cena. Autora do Livro “Dando Corpo à História" e recipiente do Prêmio Governador da Secretaria de Cultura de São Paulo pelo voto popular. Diretora do grupo Cia. Domínio Público, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq para estudos em Dança Contemporânea.

Milena Pereira é artista da dança e do circo. Bacharel e licenciada em Dança pela Unicamp. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp e bolsista FAPESP com pesquisa dedicada à dramaturgia e modos de endereçamento, intitulada "Endereçamento no processo criativo de cenas e vídeo-cenas: relações entre cinema e artes presenciais".

Entre em contato