Pequena Fábula

por Cia Carne Agonizante

espetáculo | Todos os estilos de dança

Dias 29, 30 e 31 de outubro de 2021

Sexta e sábado_21h; Domingo_20h

Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho: 100 lugares

Rua Vergueiro, 100 – Liberdade – São Paulo/SP

Ingressos gratuitos distribuídos com 1 hora de antecedência


De 19 a 28 de novembro de 2021

Sextas e sábados_21h; Domingos_19h

Kasulo Espaço de Cultura e Arte: 20 lugares 

Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – São Paulo/SP

Ingressos gratuitos distribuídos com 1 hora de antecedência


Dias 25 e 30/11 e 01/12 

Ao vivo e online para Unicamp


Cia Carne Agonizante estreia ‘Pequena Fábula’ no Centro Cultural São Paulo

Trabalho é inspirado em obra homônima de Franz Kafka e é resultante de projeto contemplado no PROAC LAB – Prêmio por Histórico de Realização em Dança

A Cia Carne Agonizante, dirigida pelo coreógrafo Sandro Borelli, estreia na sexta-feira, dia 29 de outubro às 21h no Centro Cultural São Paulo a sua mais nova criação em dança - Pequena Fábula -, inspirado em obra homônima de Franz Kafka (1883-1924.

A encenação coreográfica se alimenta de interpretações da atualidade apresentando o Estado como fomentador principal do aniquilamento do corpo. Por conta da sua necessidade de manutenção da ordem para exercer seu projeto de cancelamento do cidadão reflexivo, os detentores do poder, historicamente, vêm criando estratégias perversas de supressão intelectual para que o indivíduo perca a capacidade de compreender a sua real situação. E assim emerge o exemplar cidadão bos taurus, típico amante de deus/pátria/família, orgulhoso da sua ignorância e convicto cumpridor dos seus deveres para ser conduzido a um labirinto sinistro que o levará ao encontro do seu abate civilizatório. 

‘Levando em consideração estas questões, a encenação coreográfica se inspirou na potente energia emanada da obra Pequena Fábula, de Franz Kafka, a fim de criar códigos corporais cênicos que aproximem o espectador do ambiente sombrio e fatídico do universo kafkiano’, pontua Sandro Borelli.

Além da estreia, outras duas apresentações serão realizadas no Cento Cultural São Paulo com ingressos gratuitos, nos dias 30 e 31 de outubro. Em novembro o trabalho ficará em cartaz na sede no Kasulo Espaço de Cultura e Arte, além de serem executadas apresentações ao vivo online para turmas da Unicamp. Todas as apresentações são resultantes de projeto contemplado no PROAC LAB – Prêmio por Histórico de Realização em Dança, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


SOBRE A CIA

Criada em 1997, a cia desenvolve pesquisas e criações em dança, tendo em seu repertório 27 peças coreográficas. 

O percurso do Grupo é pautado por uma dança teatralizada, seus trabalhos criativos tem a intenção de gerar uma potência que possa provocar reflexão na plateia e não a deixar apenas na superfície do entretenimento. 

Os espetáculos do seu acervo discutem a urgente resistência à massificação dos indivíduos, se contrapondo à transformação da vida em mercado e do homem em mercadoria. Por conta disso, trafega na contramão do Shopping Center cultural, muito preocupado com cifras, público e pouco inquieto com as relações sócio-políticas. 

Para a Cia Carne Agonizante, a cena deve ser preponderantemente o lugar de uma poderosa manifestação poética de guerra com corpos bélicos sob seu comando. Sendo assim, de nada adiantará buscar novos sentidos e olhares para uma construção cênica-coreográfica, sem que com eles não sejam produzidas metamorfoses capazes de ao menos impactar o público presente, convidando-o à emoção e à reflexão. 


Ficha técnica: 

Intérpretes: Patrícia Pina, Rafael Carrion, Renata Aspesi, Pietro Morgado e Yorrana Soares

Concepção, Coreografia, Direção e Luz: Sandro Borelli

Assistência Coreográfica: Rafael Carrion

Preparação técnica: Renata Aspesi e Sandro Borelli 

Tradução: Modesto Carone

Trilha Sonora: Pedro Simples

Figurino: Grupo

Cenografia: Rogério Marcondes

Ilustrações para Programa: Rafael Carrion

Arte Gráfica: Gustavo Domingues

Fotografia: Alessandra Nohvais

Comunicação: Portal MUD

Direção de Produção: Júnior Cecon

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 45 minutos

  • De 29/10/2021 até 01/12/2021
  • Domingo: 19:00 - 21:00
  • Sexta-feira: 21:00 - 22:00
  • Sábado: 21:00 - 22:00
  • Entrada gratuita
  • livre
  • Website: http://www.ciacarneagonizante.com.br
  • Local: Centro Cultural São Paulo, Kasulo Espaço de Cultura e Arte e Unicamp
  • Endereço: Centro Cultural São Paulo, Kasulo Espaço de Cultura e Arte e Unicamp,
  • Acessibilidade: Não