Oficinia Múltiplas Críticas

por Múltipla Dança / Néri Pedroso

Oficina | Todos os estilos de dança

25, 26 e 27 de maio

14h às 16h / terça a quinta-feira

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdH8nz8OehxkxcFrrDAiEP3O6Ku6eAJ0p5rBZeZNtnRRP8rNA/viewform


Reflexão teórica sobre o papel da crítica. Aproximação entre crítica e criação. Processos de criação da escrita voltada para amplo público. A emergência de um repertório em sintonia com a arte contemporânea, em especial a dança. Expansões da crítica na era da comunicação. Experimentação, edição e publicação de cinco textos do conjunto produzido na oficina selecionados por um conselho editorial integrado pelas críticas de dança Ana Francisca Ponzio e Sandra Meyer e a jornalista Néri Pedroso. Os autores dos cinco textos receberão cada um R$ 300,00. A publicação ocorrerá nos sites Conectedance e Midiateca de Dança. 

Público alvo: estudantes, artistas, pesquisadores, professores, espectadores, jornalistas, formadores de opinião. Os participantes devem apresentar um texto sobre o 11º Múltipla Dança. Para a escrita, podem escolher um espetáculo, uma oficina, um diálogo, qualquer uma das ações ou uma análise do festival como um todo. 


Conselho Editorial: 

Néri Pedroso é jornalista, pesquisadora e integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), vive e atua em Florianópolis (SC). Ativista na imprensa cultural desde os anos 1980, com vasta experiência em edição, na criação e coordenação executiva de cadernos e projetos especiais. Diretora da NProduções, microempresa voltada a projetos culturais. 

Ana Francisca Ponzio é jornalista cultural, crítica e curadora na área de dança. Escreveu para alguns dos principais veículos da imprensa brasileira – como jornais “O Estado de S.Paulo”, “Folha de S.Paulo”, “Valor Econômico” e revista “Bravo!”. É autora do livro Escola de Dança de São Paulo – 80 Anos. Realizou eventos de dança como Dança em Pauta e Panorama Sesi de Dança, é criadora e editora do website Conectedance.

Sandra Meyer é artista, pesquisadora e professora. Foi professora titular do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de 1989 a 2016, onde lecionou dança e técnicas corporais no curso de licenciatura em teatro. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Teatro (mestrado e doutorado) da mesma instituição (PPGT/Udesc). Implantou e coordenou o curso de Pós-Graduação em Dança Cênica (especialização lato-senso) do Ceart/Udesc (1999/03). É doutora em comunicação e semiótica pela PUC/SP. 


Foto: Néri Pedroso por Franzoi

  • De 25/05/2021 até 27/05/2021
  • Terça-feira: 14:00 - 16:00
  • Quarta-feira: 14:00 - 16:00
  • Quinta-feira: 14:00 - 16:00
  • Entrada gratuita
  • 18 anos
  • Website: https://linktr.ee/festivalmultipladanca
  • Local: Online
  • Endereço: Online,
  • Acessibilidade: Não