Oficina On-line "O nobre bailado do Samba: a Dança do casal de Mestre-sala e Porta-bandeira" com Ednei Pedro Mariano e Daniela Renzo

por TRANSVERSALIDADES POÉTICAS - CRD

Oficina | Samba

Aulas de 11 a 25 de Setembro de 2021, sábados das 14h às 16h.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf75M53oBJp0HW24UkPtS_GNxeWiJAoU7PnWgM22kfHe_nmhA/viewform

Gratuito.

As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom.


LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

- Inscrições até 08/09/2021 ou até atingir o limite de participantes.

- Limite de Participantes: 95 pessoas.

- Público alvo: Adolescentes e adultos interessados em aprender de modo prático o bailado do casal de Mestre-sala e Porta-bandeira.

- Publicação da lista de participantes dia 09/09/2021 no site https://www.transversalidadescrdsp.com.br/

- Os participantes serão contatados por e-mail no dia 09/09/2021 para adentrarem ao grupo de whatsapp da Oficina e confirmarem a participação. É necessário estar atento à chegada do e-mail e confirmação até data e horário limites.


O pavilhão, símbolo máximo de uma entidade carnavalesca por representar seus milhares de componentes, é conduzido por um casal que não samba, porém encanta a todos com seu bailado magistralmente inebriante. De modo prático, esta oficina visa abordar os aspectos físicos, técnicos e artísticos que envolvem a arte do bailado do casal de Mestre-sala e Porta-bandeira.

Durante os encontros, os participantes irão experimentar e refletir sobre o universo admirável e complexo que envolve a movimentação destes protagonistas do grandioso espetáculo do Carnaval. As aulas contarão com exibições de materiais audiovisuais especialmente criados para esta oficina, para ilustrar os movimentos que serão realizados. Além disso, durante as práticas, os alunos terão o acompanhamento de sambistas, capacitados e experientes, preparadores de casais e que ministrarão as aulas de modo objetivo, com linguagem clara. A ideia é provar que a dança é acessível a qualquer interessado em conhecer e vivenciar estes passos encantadores, que enriquecem a nossa valorosa cultura popular.

Ednei Pedro Mariano: Historiador, dançarino, carnavalesco, palestrante e comunicador. Foi mestre-sala e atualmente é Presidente da Associação dos Mestres-sala, Porta-bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo – AMESPBEESP. É preparador de casais de Mestre-sala e Porta-bandeira com ampla experiência, sendo um dos pioneiros neste tipo de trabalho com diversas duplas premiadas e notas máximas no quesito.

Daniela Renzo: Arte-educadora, Pedagoga e Pesquisadora de danças e ritmos brasileiros, Foi Porta-bandeira e atualmente é Apresentadora e Preparadora de casais de Mestre-sala e Porta-bandeira, tendo casais em Carnavais de vários estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e no Carnaval de Artigas no Uruguai. Também é Coach de Alta Performance, atuando em equipes de diversas agremiações e Coordenadora de Cursos da Associação dos Mestres-sala, Porta-bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo – AMESPBEESP