Esculpir a voz é um convite para conhecer as vozes através da improvisação e da reflexão por meio da escuta. A partir de exercícios que estimulam a exploração de sons respiratórios, articulatórios e vibratórios, reconhecemos os gestos corporais e a performatividade dos cantos e ruídos que emergem nos corpos em relação. A proposta valoriza a experiência de escuta de cada participante e procura a expansão da imaginação por meio das infinitas possibilidades da expressão vocal.
No intuito de explorar a dimensão material das vozes nas artes performáticas, indagamos na sua intersecção com o movimento do corpo, com a dramaturgia e com as possibilidades do espaço, considerando a ligação do conhecimento das vozes com os contínuos processos biográficos de aceitação, construção e questionamento da identidade.
Há diferentes sonoridades no território da linguagem, nas formas de rir e chorar, nos gemidos e gritos, com seu mistério e erotismo. De maneira acústica e com o auxílio do microfone e de outros acessórios analógicos, xs participantes realizarão experimentações, priorizando a conexão da exploração vocal com as suas práticas cotidianas e/ou artísticas.
Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal à dança para a cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura
Idealização: Leticia Sekito e Inés Terra
Com: Inés Terra