O Quebra-Nozes - Núcleo da Dança da Fundação Lia Maria Aguiar

por Núcleo da Dança da Fundação Lia Maria Aguiar

espetáculo | Balé Clássico

“O Quebra-Nozes” - Balé apresentados pelos alunos do Núcleo da Dança da Fundação Lia Maria Aguiar

Dias: 26, 27 e 28 de novembro

Horário: A partir das 19h30 todos os dias, com uma apresentação extra, às 21h do dia 27

Local: Concha Acústica da Praça do Capivari 

Ingressos gratuitos

Será necessário o uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19 atualizado. 


Alunos do Núcleo da Dança da Fundação Lia Maria Aguiar apresentam balé “O Quebra-Nozes” na programação natalina de Campos do Jordão

O espetáculo será encenado presencialmente na Concha Acústica entre os dias 26 e 28 de novembro, com ingressos gratuitos. 

A partir do dia 26 de novembro, a Fundação Lia Maria Aguiar (FLMA) dá início a sua programação de espetáculos culturais do Natal 2021 em Campos do Jordão, e quem abre a agenda de espetáculos de final de ano é o Núcleo de Dança, com um clássico natalino: o balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky. A obra é inspirada no conto do escritor alemão E. T. A. Hoffmann e abrilhanta os palcos desde 1892, quando fez sua estreia em São Petersburgo, capital da Rússia Imperial.

As apresentações, que enriquecem a programação temática, acontecerão presencialmente nos dias 26, 27 e 28 de novembro, na Concha Acústica da Praça do Capivari, a partir das 19h30. No sábado, dia 27, haverá duas apresentações, sendo a segunda a partir das 21h. Todos devem usar máscara e levar o comprovante de vacinação para assistir o espetáculo, encenado pelos jovens talentos da Fundação.

O recital é uma forma dos alunos colocarem em prática todo aprendizado que recebem ao ingressar na Fundação e também de mostrar para a comunidade local e visitantes, seus talentos lapidados. Porém, em 2021, o espetáculo, que ganha uma versão “suite” em praça pública e uma versão estendida no on-line, com a participação dos bailarinos convidados Douglas Nossa, Junior Silva e Welton Nascimbene, tem um sabor novo, tanto para os alunos, quanto para os dedicados docentes da organização sem fins lucrativos.

“Essa apresentação foi um sopro de esperança, porque as crianças se animaram, voltaram a ter um motivo. A cereja do bolo é estar no palco com o figurino vivendo esse conto de fadas que é o Quebra-Nozes. Esse espetáculo dá muita margem para trabalhar a magia em cena, surpreendendo não apenas a plateia. Essa produção não é apenas para o público, mas principalmente para os alunos do Núcleo de Dança”, celebra Fabiana Nemeth, Coordenadora do Núcleo de Dança da FLMA.


Participação especial presencial:

Para o ciclo de apresentações presenciais, que irão destacar os pontos altos de “O Quebra-Nozes”, o público poderá ver de perto, além dos alunos, a performance de Douglas Nossa, formado pela Lamondance, RNB Arts and Dance e Goh Ballet em Vancouver no Canadá. Com vasta experiência na Dança, Douglas já integrou a Companhia Brasileira de Danças Clássicas e Especial Academia de Ballet sob a direção de Guivale de Almeida, período em que participou da apresentação de diversas obras brasileiras e estrangeiras no país. O bailarino também acumula vivência internacional, em Barcelona, onde foi convidado para a primeira temporada do BCN City Ballet da cidade na Espanha.

Já na Argentina, o artista integrou a companhia do Teatro Argentino de LA Plata, além de ter sido selecionado para fazer parte da Compañia de Danza Argentina, sob a direção de Oscar Araiz. Mais recentemente, em 2019, Douglas também participou da temporada do balé Coppellia junto ao Cleveland Ballet  e se apresentou no Gala Anual da Peridance, ambos nos Estados Unidos. Neste fim de ano, o artista se une aos pequenos talentos da Fundação Lia Maria durante os três dias de recital em Campos do Jordão.

Esta apresentação de “O Quebra-Nozes” também será disponibilizada digitalmente no canal do YouTube da instituição como forma de conectar o presencial e o digital na programação cultural de Natal, democratizando o acesso à cultura e ao conteúdo produzido.

Além do balé, outros núcleos artísticos da Fundação - Música e Teatro - também preparam espetáculos culturais e recitais que serão apresentados até o dia 19 de dezembro, em Campos do Jordão, e que poderão ser acompanhados ao vivo. Todos os alunos e profissionais envolvidos na produção passam por testes de Covid-19 prévios por prevenção. 


Sobre a Fundação Lia Maria Aguiar

Com o sonho de uma sociedade mais justa e repleta de oportunidades, a empresária Lia Maria Aguiar criou em 2008 uma instituição que leva o seu nome. Atuante em Campos do Jordão e região, a Fundação Lia Maria Aguiar é uma instituição independente e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento de pilares fundamentais para um mundo melhor: educação, cultura, meio ambiente e inclusão social. 

Para isso, conta com projetos socioculturais em que centenas de crianças e jovens despertam seus talentos artísticos e desenvolvem o caráter cidadão. E o mais importante: descobrem o potencial de transformar sonhos em realidade.

  • De 26/11/2021 até 28/11/2021
  • Domingo: 19:30 - 20:30
  • Sexta-feira: 19:30 - 20:30
  • Sábado: 19:30 - 20:30 e 21:00 - 22:00
  • Entrada gratuita
  • livre
  • Local: Concha Acústica da Praça do Capivari
  • Endereço: Av. Macedo Soares, 1 - J Elizabete, Campos do Jordão - SP, 12460-000,
  • Acessibilidade: Não