Gala Clássica

por São Paulo Companhia de Dança

mostra | Balé Clássico

Estreiou dia 19/03, às 18h no Canal da São Paulo Companhia de Dança no YouTube (youtube.com/AudiovisualSPCD)


Gravado na Sala São Paulo, espetáculo reúne versões de trechos de clássicos do balé embalados por pianista da Osesp.

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, promove o lançamento de Gala Clássica, projeto inédito no meio digital que estará disponível gratuitamente para o público a partir do dia 19/03, às 18h, no canal da Companhia no YouTube.

Gravada em 2020 na Sala São Paulo, com plateia vazia, e exibida no fim do ano pela TV Cultura, a produção reúne solos, duos e quartetos de curta duração de forma a revelar as reverberações do balé clássico nos dias de hoje.

Concebido por Inês Bogéa, diretora da São Paulo Companhia de Dança, o projeto é uma obra audiovisual composta por releituras assinadas por bailarinos e ensaiadores da SPCD de trechos extraídos de grandes balés de repertório, como Grand Pas de Quatre, La Esmeralda, Giselle, Paquita e A Bela Adormecida. Há também uma criação original intitulada Bagatelle, de autoria de Gaetano Terrana, estruturada a partir da linguagem clássica.

A interpretação fica por conta dos bailarinos da Companhia com acompanhamento ao vivo de Olga Kopylova, pianista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A direção de vídeo é de Marcos Rombino, do programa Clássicos, da TV Cultura, com iluminação de Wagner Freire.