"FLAMENCO: UMA DANÇA DE ENCONTROS, MISTURAS E RESISTÊNCIA" com Antônio Bénega

por TRANSVERSALIDADES POÉTICAS - CRD

Oficina | Flamenco

Data: Aulas de 20 a 29 de Setembro de 2021

Horário: segundas e quartas-feiras das 11h às 13h.

Local: Zoom

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNaTqOYMXODdqkBTXnN5wFXivpsnb6LO3MDcsh9r5DvdcTUA/viewform

Gratuito.


LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO:

- Inscrições até 14/09/2021.

- A oficina é aberta a todes interessados, mesmo sem experiencia prévia na dança flamenca em especial, a artistas do corpo, dança e teatro, bem como pesquisadores do movimento que desejam conhecer e incluir o flamenco em suas pesquisas e criações.

- Limite de Participantes: 95 pessoas.

- Público alvo: jovens, adultos, e adultos na maturidade. Sem necessidade de conhecimento prévio da dança.

- Publicação da lista de participantes dia 17/09/2021 no site https://www.transversalidadescrdsp.com.br/

- Os participantes serão contatados por e-mail no dia 17/09/2021 para adentrarem ao grupo de whatsapp da Oficina e confirmarem a participação. É necessário estar atento à chegada do e-mail e confirmação até data e horário limites.


A dança flamenca – e a cultura flamenca como um todo – é fruto da forte mestiçagem cultural ocorrida no sul da  Espanha como uma consequência do cruzamento  de povos, religiões e culturas entre os quais, gregos, árabes, judeus, ibéricos, africanos e ciganos, que dão lugar a um novo tipo de manifestação cultural que hoje chamamos de flamenco. São essas influencias que vamos  conhecer e explorar nas aulas on-line através de vários dos elementos que compõem o aprendizado da dança flamenca como, o sapateado, a percussão corporal, o trabalho de braços e mãos e, possivelmente o uso de acessórios como leque, xale e castanholas. Cada um desses elementos compõe, junto à geometria do corpo em movimento, as bases fundamentais do flamenco, mas dentro de uma abordagem contemporânea de pesquisa criação em dança tornando-o assim,  um bem cultural acessível a todos.

Materiais para a oficina: Colchonete para pratica de solo, sapatos e saia para flamenco (opcionais).


Antonio Bénega é professor e coreógrafo de dança flamenca há mais de 20 anos e instrutor de Pilates há mais de 08. Idealizador e facilitador do método Coreopilates (praticas restaurativas com base no Pilates, Ed. Somática e Dança). Educador corporal em projetos sócio-educativos nos SESCs, Iprem e CEUs. Pesquisador do movimento, estuda constantemente técnicas plurais para trazer aos alunos ferramentas efetivas na conscientização pelo movimento ampliando suas potencialidades criativas e motoras.

  • De 20/09/2021 até 29/09/2021
  • Segunda-feira: 11:00 - 13:00
  • Quarta-feira: 11:00 - 13:00
  • Entrada gratuita
  • livre
  • Website: https://www.transversalidadescrdsp.com.br/
  • Local: Zoom
  • Endereço: Online,
  • Acessibilidade: Não