Festa do VII Prêmio Denilto Gomes de Dança

por Cooperativa Paulista de Dança

lançamento | Todos os estilos de dança

Criado em 2013 pela Cooperativa Paulista de Dança, o Prêmio Denilto Gomes de Dança sempre teve o firme propósito de difundir e reconhecer o trabalho dx artista paulista que faz da sua arte um instrumento de produção constante de pensamento crítico, reflexão e humanidade, preservando o enorme arcabouço histórico da Dança brasileira.

A premiação anual também tem um contexto político, ideológico e classista. Desde a sua fundação, esta entidade tem se colocado na linha de frente na luta por políticas públicas de Estado para as Artes no Brasil e, se posicionado em defesa dos movimentos sociais que lutam pelos direitos humanos no país.

Considerando que 2019 está sendo um ano de colossal retrocesso para as políticas públicas no campo das artes, da agricultura, do meio ambiente, da educação e um sem fim de cortes, reduções e censuras em incontáveis outras áreas que também estão em curso, poder realizar mais uma edição do Prêmio, é novamente, um ato de Resistência.

Resistir é um modo de ação que, no dia-a-dia contexto atual, se ressignifica para atender demandas locais de organização e produção e, nesta edição, resistências e parcerias foram as guias que conduziram todo o processo da premiação, não se restringindo às e aos artistas premiadxs, mas reverberando para toda a equipe envolvida com a cooperativa e também para apoiadores incondicionais do setor.

A escolha das premiadas e dos premiados ficou a cargo da comissão de seleção composta por Luis Ferron, Paula Salles e Talita Bretas, que ao longo de 2019 acompanharam as produções em dança presencialmente e também acessando materiais virtuais das companhias localizadas no interior paulista.

Lista de premiados no link abaixo.