Dança e Neurociência - Maercio Maia

por Maercio Maia

curso | Todos os estilos de dança

SINOPSE DO CURSO:

Em meados da década de 60 um campo de pesquisa e aplicação se apresentava como uma perspectiva de união entre a biologia e a psicologia, nascia ali a Neurociência.

Já entre 1990 e 2000, o governo dos EUA propunha o aporte financeiro para a pesquisa básica de uma ação governamental ampla: A DÉCADA DO CÉREBRO. Dali em diante, um efeito em cadeia despertou outras ações espalhadas pelo globo e a Neurociência ganhava força e visibilidade.

A Dança tem sido tema da Neurociência sobretudo nas últimas duas décadas. Com trabalhos iniciais ocupados em observar a motricidade humana a partir de seu controle neural, atualmente, as pesquisas discorrem sobre muito mais do que isso, conectando emoção e imaginação em seus trabalhos, por exemplo.

Nesse primeiro módulo o curso tem o objetivo de apresentar a Neurociência do Movimento e, em especial, discorrer sobre o panorama atual das pesquisas que trazem a Dança como temas de trabalho e como esse conhecimento pode ajudar o profissional do movimento a aprender e ensinar melhor a dança.

Os encontros se destinam a todos que se interessam por motricidade humana e tenham o desejo de compreender de forma ampla como a Neurociência tem entendido a dança. Em especial o trabalho será de grande valia para professores de dança e bailarinos, educadores do movimento, fisioterapeutas e educadores físicos que se interessam pelo tema.


CARGA HORÁRIA:

32 horas de aula 


CONTEÚDO:

O QUE VOCÊ IRÁ APRENDER NO CURSO

Ao final dos encontros você será capaz de:

  • Compreender o campo de conhecimento da Neurociência, seu histórico e as principais abordagens de pesquisa e prática com foco na motricidade e cognição.
  • Reconhecer os correlatos neurais e não-neurais da motricidade humana, com uma introdução objetiva sobre neuroanatomia  do movimento.
  • Estabelecer uma compreensão das principais perspectivas sobre mente-corpo.
  • Conhecer as linhas de pesquisa envolvendo a Neurociência, em especial, a Neurociência Cognitiva aliada à motricidade humana.
  • Distinguir os conceitos de Sensação e Percepção.
  • Compreender a relação entre Atenção e estados de consciência.
  • Conhecer teoria e elementos práticos de imagética motora.
  • Significar o conceito de Embodiment.
  • Estabelecer uma metodologia de leitura de artigos científicos envolvendo Dança e Neurociência, reconhecendo os principais desenhos experimentais descritos na literatura até aqui sobre o tema.
  • Entender as relações entre Corpo e Emoções, Neurônios-Espelho e Aprendizagem na Dança com trabalhos científicos consagrados na literatura.


DATAS E HORÁRIOS:

Quintas-feiras, 20h a partir de 02 de Setembro


INSCRIÇÃO E INVESTIMENTO:

Inscrições no link abaixo:

https://bit.ly/curso-dança-neurociencia


R$558,40 à vista ou em até 12x no boleto ou cartão.


MAERCIO MAIA - MINI BIO

Neurocientista e Bacharel em Ciência e Tecnologia, possui dupla titulação pela Universidade Federal do ABC.

É pós graduando em Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUC-RS

Artista e professor paulistano. Bailarino formado pela Escola Paulista de Dança/SP e pelo Pavilhão D – Centro de Artes, possui a dança contemporânea e a técnica clássica como pilares de sua formação. 

É professor convidado para orientação de cursos e workshops em instituições de dança ao redor do país, além de somar orientações para o Programa Fábricas de Cultura do Estado de SP, Programa Vocacional Dança da Prefeitura de SP e Escola de Dança São Paulo (Fundação Theatro Municipal).

Atualmente desenvolve pesquisa sobre os temas cognição e movimento, possui interesse sobre as intersecções entre dança, neurociência e motricidade, além de gerir o deixamover - uma plataforma de divulgação científica em torno dos temas dança, neurociência e educação somática.