Mural da Dança

Coletivo Ar
Cias / Grupos / Coletivos
// Independente / Privada
O Coletivo Ar surge em 2022, quando duas amigas-artistas da Dança tentam ocupar a cena independente de Arte em Santa Maria – RS.
A primeira obra do duo foi “Element(Ar)”, apresentado no Brique da Vila Belga em setembro do mesmo ano, abordando a relação entre os elementos naturais e a dança/corpo/movimento. Já em 2023, o duo esteve presente na Feicoop com a obra em processo “Germinar: a palavra é plantada”, pesquisando em Dança a relação da Literatura com o movimento, corpo e palavra.
Em 2024, apresentaram a obra “[Produto Esgotado]”, fruto da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso da Esther para o título de Licenciada em Dança.
O nome do Coletivo Ar surge por dois motivos: “ar” pode ser a parte de algo e pode ser um todo em si só. Enquanto parte – na língua portuguesa, a terminação “-ar” indica verbos no infinitivo, através da qual fazemos referência à ação, ao movimento.
Enquanto todo – a palavra “ar”, um dos quatro elementos, além de remeter a movimento, também evoca a ideia de permitir-se ocupar espaços, ‘arejar’ o corpo através do movimento, dar vazão às existências.
Assim, o Coletivo Ar propõe um espaço para permitir-se ser. Existir e refletir em movimento. Diferentes partes se somam para criar um novo todo: nós.
Esther Avila Schmidt. artista, professora e produtora cultural, Licenciada em Dança pela Universidade Federal de Santa Maria. tem 24 anos de idade e dança desde os quatro de idade, balé, jazz e dança contemporânea. integrou diversas cias de Dança de Santa Maria, sempre conhecendo novas formas de criar Arte a partir da perspectiva de inúmeras diretoras, coreógrafas e artistas. já atuou como professora, diretora de Arte e coreoógrafa no Projeto Pallotti, além de ter duas indicações ao Prêmio Maria Cult, por Espetáculo de Dança e Artista Destaque da Dança.
Lauren Kalia Diel. pessoa-artista-prof de dança, graduanda em Dança Licenciatura pela UFSM. perambula pela vida há 27 anos, 20 desses dançando com o jazz, o balé e a dança contemporânea. integrou a Companhia de Dança Alessandra Londero de 2014 a 2022. hoje é parte da equipe de professores da Associação Orquestrando Arte e se dedica a estudar, praticar e pesquisar a dança contemporânea, entendendo-a como uma potente educadora sobre a expressividade artística através da descoberta de caminhos possíveis para movimentos dançados.