Dados de Contato
- (21) 97726-0384
- [email protected]
- - Armação dos Búzios / RJ - 28958-720
Localização:
Centros de Ensino da Dança
// Academia de Dança privada, Escola de Dança pública, Escola de Formação Técnica
Claudio Ribeiro nasceu em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, Brasil, e se tornou bailarino aos 14 anos, através do curso de dança da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Suas primeiras aulas foram de dança jazz, mas sua professora percebeu seu talento e o enviou para estudar balé no Teatro GACEMSS com o professor Daniel Méndez, onde permaneceu por nove anos. Após se mudar para o Rio de Janeiro, Claudio ingressou na Companhia de Balé do Rio de Janeiro dirigida por Alice Arja e trabalhou com diversas companhias locais. Foi membro da Companhia de Dança Deborah Colker, Ana Vitória e Nós da Dança, entre outras. Ele é bacharel em Belas Artes em dança pela Universidade de Illinois e mestre em Belas Artes em dança pela Universidade Estadual de Montclair. Ele também estudou massoterapia no New York College of Health Professions e no Florida College of Natural Health, onde obteve sua certificação como massoterapeuta.
Claudio Ribeiro foi professor da Escola de Teatro da Universidade Estadual da Louisiana, diretor do programa de dança e professor de pós-graduação, da primavera de 2017 a 2025. Ele lecionou Dança Moderna, Composição em Dança, Dança para Estudantes de Pós-Graduação em Atuação, História da Dança, Introdução à Dança, Improvisação e Tecido Acrobático.
Na LSU, o primeiro desafio que ele encontrou no departamento foi os direitos autorais das músicas usadas nas produções dos espetáculos, o que às vezes dificultava a aquisição, já que não havia um local oficial onde pudéssemos obtê-los. Às vezes, os compositores demoram uma eternidade para responder à solicitação de direitos autorais; em outros casos, cobram uma taxa alta. No entanto, a LSU tem uma excelente escola de música, e quando ele criou uma parceria em que professores de música e alunos permitem que a dança use suas composições. Esse engajamento levou ao primeiro trabalho colaborativo do Spring Dance Ensemble, inspirado no livro Joyful Noise — Poem for Two Voices, de Paul Fleischman. A composição original foi criada por alunos de graduação e dirigida pelo aluno de pós-graduação, que colaborou diretamente com os coreógrafos. Esse trabalho também permitiu que os alunos de atuação do mestrado interpretassem os poemas entre as coreografias. A colaboração entre os departamentos cria uma rica experiência de aprendizado para todos os envolvidos. Ao longo desses anos, a parceria cresceu e outros espetáculos foram criados, como Hot Air, uma abordagem ao uso excessivo de plástico pelo homem, que vem destruindo o meio ambiente. Que levou ao projeto (sendo desenvolvido para editais) “Recicla Dança”, uma abordagem à reciclagem em produções de espetáculos com engajamento social para que reflexione e leve a ações de combate às ações perante as autoridades competentes.
Localização: