
Klauss Vianna: estudos para uma dramaturgia corporal
A dança não pode mais ser restrita ao estigma de mais um sintoma das colonizações culturais do século XVI. O livro é fundamental porque não apenas apresenta um dos mais importantes pesquisadores,...

Qual é o corpo que dança?
Nesta obra, Jussara Miller apresenta com propriedade sua pesquisa de dança e educação partindo de sua ampla experiência como bailarina, professora e pesquisadora. Dirigido a educadores e profissionais de dança, teatro, educação...

Educação somática e artes cênicas: Princípios e aplicações
Essa obra examina o surgimento, a evolução e o desenvolvimento das técnicas corporais de educação somática no estado de São Paulo, a partir de 1950, buscando identificar os processos de aproximação, apropriação,...

Dos Prazeres
O acaso como modo de criação e a investigação do sujeito anônimo são modos de operar da E² Cia de Teatro e Dança em suas criações e estão presentes no trabalho Dos...

A Dança
Em agosto de 1990 Klauss Vianna lança seu livro A Dança, pela Editora Siciliano. O livro reuniu anotações colhidas ao longo de suas inúmeras experiências, entrevistas feitas por Ana Francisca Ponzio e...

Sanctus de Rolf Gelewski
"Sanctus" é uma obra criada em 1966, com coreografia de Rolf Gelewski e música de Heitor Villa-Lobos, apresentada pelo Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Grupo de...

XPTO – Ou o que Vai pelo Mundo
Em 1974, Angel Vianna (1928-2024) coreografou o espetáculo “XPTO -Ou o que Vai pelo Mundo” com roteiro de Klauss Vianna (1928-1992) para estudantes da Academia de Ballet Tatiana Leskova.

Klauss Vianna no Festival de Arte da Bahia 79
Em julho de 1979, Klauss Vianna (1928-1992) retorna a Salvador para coordenar o aquecimento coletivo de 250 bailarinos no 3º Concurso Nacional de Dança Contemporânea, parte do Festival de Arte da Bahia...

Dã-Dá Corpo
Dirigido por Klauss Vianna (1928-1992), o espetáculo “Dã-Dá Corpo” foi composto por três movimentos: 1º Movimento – “SENSÍVEL” (Invocação) - Voz e percussão por João de Bruçó. Improviso de dança por estímulos sonoros. 2º...