Crédito da foto: Gaby Santiago

Workshop Corpo Presente

Nosso corpo é poesia, é portal de comunicação e nosso movimento diz muito sobre quem nós somos. As ações também compõem uma linguagem.

As Danças Urbanas são manifestações culturais da força e identidade de grupos sociais. Mas também reúnem  força e aceitação. Assim, elas têm grande papel na sociedade, de caráter pessoal e coletivo.

E essa grande expressão é registrada através dos movimentos.

A dança urbana foi a primeira manifestação corporal do emocional humano.

Assim como outras danças, as danças urbanas também seguem regras próprias. Mas a liberdade em execução dos passos é a essência deste estilo. No Workshop Corpo Presente – Danças Urbanas e o Explorar de movimentos, iremos investigar e criar um repertório de movimentos partindo das vertentes do Ragga/Dancehall, hip hop outras vertentes das danças urbanas latinas, como reggaeton, pensando também a pluralidades de corpas a experiência do dançar.

O foco principal dessa oficina é também despertar nossa consciência corporal e investigar o corpo performático através de suas memórias e provocações. Iremos explorar a movimentação livre e orientada, partindo de sensações, emoções e percepções coletivas e individuais, também utilizando nosso ambiente como propulsor.

 

Horários :

Todas as sextas de abril

Turma1 – das 13h até 15h (para adolescentes e adultos

Turma 2 – das 13h até 18h

Turma 3 – das 18h até 21h

 

O Workshop é totalmente gratuito e acontecerá no Centro de Referência da Dança.

Mini bio:

GUSTAV COUBERT – Augusta Maria Pereira Courbet, conhecida como Gustav Coubert , é mulher trans preta, trabalhadora e articuladora de arte, cultura e educação da Cidade de São Paulo. Atua como Agente de formação da região Central do Programa Jovem Monitor Cultural – PJMC e ArticuladoraCulturalna Equipede Gestão Artístico Pedagógica do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo. Desenvolve trabalhos como coreógrafa, produtora e preparadora corporal. Em 2023 foi Coordenadora Artístico Pedagógica no PIÁ – Programa de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura, sendo a primeira mulher trans coordenadora de um programa cultural voltado para as infâncias na cidade.

Além de seus trabalhos com cultura, Gustav também é educadora infantil e infanto-juvenil, umas das poucas e raras figuras não normativas e não cis gêneras atuando em diversas instituições pela cidade, levando informação para juventude e mesclando as linguagens artísticas com questões de gênero, cidadania e pluralidades de corpos e existências.

Desenvolve o projeto independente “Corpo Presente”, que circula pelo país desde 2021, como oficinas de corpo, movimento expressão a partir das identidades e identificações e com o espetáculo “Corpo Presente- Ninguém Perguntou sobre Seu Ser” , que nasce de suas pesquisas sobre identidades não normativas e invisibilizadas socialmente.

Para Gustav, Valorizar sua identidade e ressignificar as vivências foram e seguem sendo fundamentais para a construção de um caminho ético, fiél e de real sucesso.

Informações do evento

Datas e Horários:
2 de abril de 2026 até 24 de abril de 2026 15:00 às 18:00 - Sexta-Feira 13:00 às 15:00 - Sexta-Feira 18:00 às 21:00 - Sexta-Feira

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Capacidade de pessoas: 25

Telefone para contato: (11) 99156-1819

Site: https://www.instagram.com/p/DUvdmJLgF0r/?igsh=MWFxdHNxNWN5OG5hNw==

E-mail: [email protected]

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro de Referência da Dança

Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, Sem número, Embaixo da ponte do viaduto do chá, antiga galeria galeria formosa - São Paulo / SP - 01037-000

Localização: