Pré-estreia o poema cênico ROSA CHOQUE: sexta (21/5), às 20h, no Canal: https://www.youtube.com/user/corporastreado
Live com os propositores VULCÃO: 28/05, sexta-feira, 20h,Transmissão pelo Instagram do Vulcão: https://www.instagram.com/vulcao.art/
Com texto inédito de Dione Carlos, ROSA CHOQUE é um poema cênico musical virtual que faz relação entre a história da ativista paquistanesa Malala Yousafzai e as estudantes secundaristas que ocuparam as escolas de todo o Brasil no final de 2015, contra o seu fechamento. Malala ficou conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região de origem, o vale do Swat, onde os talibãs impediam as jovens de frequentarem a escola. Em 2012 Malala levou três tiros e ficou em coma por três meses. Ela tinha 15 anos. Algum tempo depois, no Brasil, jovens secundaristas ocupavam mais de 200 escolas estaduais em São Paulo, mobilizadas contra a proposta de “reorganização do ensino” declarada pelo governo, que pretendia fechar 92 escolas e transferir mais de 300 mil alunos da rede pública.
Em maio de 2020, durante o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19, a diretora Vanessa Bruno reuniu uma equipe formada exclusivamente por mulheres conectando artistas de São Paulo, Brasília, Porto Alegre e Paris e propôs uma vivência de teatro completamente remota para a dramaturgia de Dione Carlos. Inspirada pela estética do zoom, gravada pelo celular das próprias atrizes, e sem nenhum instrumento musical, o trabalho evoca a força das palavras na voz de cada intérprete, a rua das slammers se torna a janela virtual.
VULCÃO
A partir do encontro de cinco artistas, com trajetórias diversas, interessadas em diferentes linguagens artísticas em que o foco é o trabalho do intérprete, nasceu o VULCÃO [criação e pesquisa cênica]. Formado por Elisa Volpatto, Livia Vilela, Paulo Salvetti, Rita Grillo e Vanessa Bruno, o coletivo comemora em maio de 2021 cinco anos, sempre colocando em cena criações autorais.
Para marcar a data desde a estreia do primeiro trabalho conjunto – as encenações simultâneas de dois solos A Dor e Pulso, no palco do Sesc Consolação, em maio de 2016 – serão realizados vários eventos, todos virtuais, que celebram o que passou e apontam o que está sendo preparado.
Parte da programação foi contemplada pela Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020), Módulo I, Maria Alice Vergueiro, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Entre o final de abril e os últimos dias de maio, acontecem atividades com integrantes do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] e convidadas, que discutem questões presentes no trabalho do coletivo, como feminismo, literatura e questões de gênero. Também fazem parte da comemoração duas ações ligadas ao processo de uma das próximas encenações, Orlandx (baseado no romance de Virginia Woolf) e a pré-estreia de Rosa Choque (poema cênico musical com dramaturgia de Dione Carlos reunindo atrizes que estão em diferentes cidades).
O VULCÃO [criação e pesquisa cênica] aproxima diferentes linguagens, une teatro, literatura, dança e audiovisual e vê como motor catalisador – principal e determinante – o trabalho do intérprete. O coletivo tem desenvolvido projetos de investigação teatral a partir do deslocamento da literatura para a cena. O coletivo já realizou criações a partir da obra de três grandes autoras do século XX – Clarice Lispector, Sylvia Plath e Marguerite Duras.
#vulcão5anos
De 27 de abril a 28 de maio de 2021
PROGRAMAÇÃO:
Lives Clarice e Feminismo [incentivo Lei Aldir Blanc]
Transmissão pelo Instagram do Vulcão
Mediação: Vanessa Bruno
27/04, terça-feira, 20h, com Eliane Fitipaldi
28/04, quarta-feira, 20h, com Mariana Delfini
29/04, quinta-feira, 20h, com Liliane Prata
Transmissão da peça Águas do Mundo
interpretação e direção Vanessa Bruno
via Canal de YouTube da Corpo Rastreado
30/04, sexta-feira, 20h
Chá dramatúrgico Orlandx [incentivo Lei Aldir Blanc]
via Canal de YouTube da Corpo Rastreado
07/05, sexta-feira, 20h
Com Elisa Volpatto, Paulo Salvetti e Vanessa Bruno
Convidadas: Britney Federline, Carol Pitzer e Carla Cristina Garcia
R U M I N A R – Orlandx é queer? [incentivo Lei Aldir Blanc]
via Canal de YouTube da Corpo Rastreado
14/05, sexta-feira, 20h
Com Elisa Volpatto, Paulo Salvetti e Vanessa Bruno
Convidadas: Helena Vieira e Magô Tonhon
Pré-lançamento de Rosa Choque
dramaturgia Dione Carlos, direção Vanessa Bruno
via Canal de YouTube da Corpo Rastreado
21/05, sexta-feira, 20h
Live com os propositores VULCÃO
Transmissão pelo Instagram do Vulcão
28/05, sexta-feira, 20h
Com Elisa Volpatto, Livia Vilela, Paulo Salvetti, Rita Grillo e Vanessa Bruno
Informações do evento
Datas e Horários:
27 de abril de 2021
até 28 de maio de 2021
20:00 às 21:00 -
Terça-Feira
20:00 às 21:00 -
Quarta-Feira
20:00 às 21:00 -
Quinta-Feira
20:00 às 21:00 -
Sexta-Feira
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: http://www.vulcao.art.br/
Formato do Evento: Presencial
Local: Online
Endereço: Online