Na parada final de seus encontros coletivos, que fazem parte do processo de criação de seu próximo espetáculo inédito, a Canoa Cia de Dança chega à Tijuca para uma manhã de intercâmbio com profissionais e amantes da dança da região. A proposta da atividade, batizada de Vivências Territoriais, que passou recentemente pela Maré e Penha, é pensar a relação entre o Rio de Janeiro, seus diferentes territórios e múltiplas vivências através dos corpos. O último encontro acontece na volta da Canoa para casa, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, no próximo sábado, dia 24 de setembro, a partir das 09h30. É no mesmo local em que ÍCARO será apresentado ao público em temporada a ser anunciada para o fim de outubro e começo de novembro. Para participar da atividade, basta se inscrever no site https://centrocoreografico.wordpress.com/ até dia 23 de setembro.

Contemplado pelo Edital de Fomento à Cultura Carioca (FOCA), o espetáculo ÍCARO aposta no processo de criação itinerante e coletiva. A Canoa é composta por nove bailarinos com diversas origens territoriais e que também se relacionam com a cidade através de deslocamentos para outros locais da cidade no dia a dia. Isso é visto como potência pelo fundador e diretor da cia, Vitor Cunha, que também atua como urbanista, na criação do projeto. “Trazemos as cidades em nossos corpos – as memórias, os gestos, ancestralidades, as liberdades, os constrangimentos. Criamos as cidades e nossos corpos simultaneamente. Essa diversidade de corpos e cidades para uma companhia de dança é muito estimulante do ponto de vista político e artístico. Queremos ampliar ainda mais através das Vivências Territoriais, saindo da sala de ensaio e construindo novas relações.”, conclui o também coreógrafo da Canoa.

A Canoa Cia. de Dança participa do programa de Residência Artística do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, e para o processo de construção de ÍCARO, a companhia também é residente da Focus Espaço de Criação, no Centro.

Depois de voar por toda cidade, ÍCARO tem previsão de ser apresentado entre outubro e novembro, no Teatro Angel Vianna, no mesmo Centro Coreográfico.


Sobre a Canoa Cia. de Dança

A Canoa Companhia de Dança foi criada em 2018, por Vitor Cunha, e desde 2019 integra o programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. Em 2022, torna-se também companhia residente na Focus Espaço de Criação. É uma companhia independente que trabalha como uma plataforma de pesquisa coletiva em dança contemporânea, através do cruzamento de diversas abordagens do movimento e do processo de criação coreográfica. Já esteve em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Teatro Angel Vianna, Teatro João Caetano e Teatro Cacilda Becker. Atualmente, a companhia é composta por 9 bailarinos de distintas origens e formações, além de colaboradores das áreas de produção, design, urbanismo, fotografia e audiovisual – compondo um coletivo multidisciplinar.

Informações do evento

Datas e Horários:
24 de setembro de 2022 09:30 às 13:00 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: 16 anos

Acessibilidade: Sem Acessibilidade

E-mail: adrianocmeirelles@gmail.com

Formato do Evento: Presencial

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Endereço: R. José Higino, 115 - Rio de Janeiro / RJ