Prepare-se para despertar a criança que existe em cada um. O Grupo Dançaberta de Campinas, vinculado à Unicamp, traz para a cidade o espetáculo de dança “Tudo tem um jeito de começar…”. Indicado para todas as idades, as apresentações são gratuitas e ocorrem em dois domingos de julho, sempre às 16h, em Centros de Artes e Esportes Unificados de Campinas. No dia 9, será no CEU Estação Cidadania, e no dia 23, no CEU Mestre Alceu, com a presença de intérprete de Libras em cada sessão.
Criado em 2019 e estreado em 2021 numa temporada online, a inspiração para a concepção do espetáculo surgiu de uma extensa pesquisa sobre o universo infantil e suas simbologias, explorando memórias, infância, hábitos e o desenvolvimento de cada indivíduo, um tema já aprofundado pelo Grupo Dançaberta ao longo de seus 22 anos de trajetória.
Jogos cênicos por meio de imagens e brincadeiras
Com uma abordagem lúdica e poética, “Tudo tem um jeito de começar…” dá vida e movimento às imagens presentes nos textos da escritora Silvana Tavano, no livro “Como começa?” (indicado ao prêmio Jabuti e adotado em escolas públicas), e na história “Nem tudo se cutuca”, do livro “Histórias para pensar com a barriga” (vencedor do prêmio Jabuti em 1999), escrito por Marilia Pacheco Fiorillo.
A escolha dessas histórias abriu caminho para uma pesquisa corporal, resultando em uma combinação de materiais, como grandes bolas suíças, rolos de espuma, tecidos, com a criação de um cenário lúdico. Para cada história explorada, é criado um jogo cênico por meio de imagens e brincadeiras, utilizando a memória, os sentidos e a percepção na construção dos movimentos.
Com a participação ativa do elenco durante todo o processo criativo, produção e apresentação do trabalho, cada história se conecta por meio da dança, proporcionando momentos de encantamento e diversão. “A curiosidade desperta em cada um o desejo de saber e entender de onde as coisas vêm e onde elas começam: o misterioso vento pode surgir de repente trazendo a chuva, as letras se arrumam entre si para formarem as palavras, já o bocejo avisa que o sono chegou e o amigo engraçado faz surgir um montão de risadas”, relata Julia Ziviani, responsável pela concepção e direção do espetáculo.
O projeto “Tudo tem um jeito de começar…” é realizado com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022.
Grupo Dançaberta
O Dançaberta é um grupo de pesquisa em dança contemporânea e Educação Somática dirigido por Júlia Ziviani, professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena da UNICAMP. Em atividade desde 2000, realizou apresentações em escolas públicas, espaços culturais, SESCs e SESIs, levando a diversas cidades do interior paulista espetáculos e ações artístico-pedagógicas para o público adulto e infantil.
Ficha técnica
Concepção e Direção: Julia Ziviani | Roteiro adaptado dos livros “Como começa” de Silvana Tavano e “Histórias para pensar com a barriga” de Marília Fiorillo | Intérpretes Criadores: Camilla Vicente, Catharina Glória, Fernando Vitor, Flávia Pinheiro, Júlia Ferreira e Raquel Pereira | Preparação Corporal: Cláudia Millás | Trilha Original: Divanir Gattamorta | Narrador: Fernando Vitor | Voz em Off: Roberta Casanova | Figurino e Adereços Cênicos: Julia Ziviani e elenco | Realização e Produção Geral: Grupo Dançaberta | Coordenação de Produção: Catharina Glória | Produção Executiva: Camilla Vicente e Raquel Pereira | Assistência de Produção: Isadora Palhardi, Nacor Baxilio Almeida e Paula Freitas | Design Gráfico e Ilustração: Giovanna Poletto | Registro Fotográfico: Nina Pires e Kaluã Leone | Intérprete de Libras: Flávia Batista
Informações do evento
Datas e Horários:
9 de julho de 2023
16:00 às 17:00 -
Domingo
Entrada Gratuita
Classificações: livre
Acessibilidade: Sem Acessibilidade
Site: https://grupodancaberta.com/
Formato do Evento: Presencial
Local: Campinas - CEU Estação Cidadania
Endereço: Rua Demerval da S. Pereira, s/n - Campinas / SP - 13082-624
Localização: