A companhia de dança paulistana Damas em Trânsito e os Bucaneiros, que completa 18 anos, promove atividades gratuitas para públicos de todas as idades no Centro Cultural São Paulo (CCSP), até o final de agosto.

Destaque para a estreia nacional de Trilhares. Seis apresentações serão realizadas em julho, aos sábados e domingos, às 16h, entre os dias 6 e 21 (com exceção do dia 20. Haverá sessão dia 10, quarta, no mesmo horário). A performance itinerante vai percorrer diferentes espaços do CCSP (subsolo, biblioteca, jardins e rampas) e  arredores. 

“É uma obra cênica intergeracional, fruto do encontro entre crianças, adolescentes, adultos e idosos com os espaços do Centro Cultural São Paulo e arredores, e suas vivências de cidade”, afirma a criadora-intérprete e fundadora da companhia, Laila Padovan.

A concepção e a direção artística são dos quatro integrantes da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros – Alex Ratton Sanchez, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Laila Padovan, que estão em cena ao lado de 12 artistas, de 9 a 79 anos. 

A partir da residência  artística  intergeracional da Cia. com essas  pessoas, com suas corporeidades e formas de habitar e se relacionar com os espaços e o tempo da rua, o processo criativo é desenvolvido desde fevereiro. O grupo faz incursões e experiências performativas coreográficas pelas ruas de Sampa, nos espaços do CCSP e arredores.

Diversidade

O projeto Tempos em Partilha: Afetos entre Corpo e Cidade, da Damas em Trânsito e os Bucaneiros,  é uma continuidade das pesquisas sobre as relações entre corpo, dança e cidade iniciadas há 18 anos pela companhia. 

O ponto de partida é o seu último projeto Cidade Temporal (2020/2021), que culminou na mostra de videodança Tempo Submerso: Entre Cômodos e Incômodos, apresentada em março no CCSP e disponível no youtube da Cia. (https://www.youtube.com/@damasemtransitoeosbucaneir3698). Os três adultos, quatro idosos, duas adolescentes e  três crianças, que estão no trabalho ao lado dos integrantes da Damas em Trânsito, participam também da nova performance. 

Fora a diversidade etária, o grupo em cena conta  com  pessoas  de diferentes regiões da cidade, da comunidade lgbtqia+, de origens étnicas, raciais, sociais  e culturais variadas, pessoas atuantes  e não  atuantes nas artes cênicas. 

A partir  da  relação  entre  a  metrópole  e  seus  habitantes,  partindo  do  universo  dos criadores, a performance reflete como os espaços urbanos se apresentam em nós nas relações intergeracionais, revelando a pluralidade de “cidades” que compõem São Paulo, as cidades que incomodam, as cidades que desejamos. 

Contemplado pela 34ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Tempos em Partilha: Afetos entre o Corpo e a Cidade inclui a mostra de videodança (que rolou em março), workshops com professores convidados especialistas em dança para faixas etárias específicas, rodas de conversa e a temporada do espetáculo inédito. 

Em agosto, dia 10 (sábado), das 17h  às 19h, será realizada uma roda de conversa com integrantes da Cia. e artistas convidados sobre  as relações entre a cidade e as diferentes gerações em perspectivas artísticas e reflexivas sobre corpo, cidade e diversidades. 

“As diferentes temporalidades de cada geração – crianças, adolescentes, adultos e idosos – vão acontecendo entre jogos, brincadeiras, coros, densidades, delicadezas. O passeio pelos espaços do CCSP revela a dramaturgia espacial que fala sobre as qualidades de nossos encontros, sobre cumplicidades, afetos, tensões e desejos”, diz a criadora-intérprete da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros, Clara Gouvêa.

Gerações

Nos dias 6, 13, 20 e 27 (terças-feiras de agosto), das 14h às 16h,  serão promovidas oficinas de dança. A primeira será ministrada pela professora de Fundamentos Laban-Arte do Movimento, artista e pesquisadora Cilô Lacava, com 53 anos de experiência. A atividade será voltada para experimentações de consciência corporal para pessoas com mais de 50 anos. 

A segunda será direcionada para adultos e dada pela coreógrafa, diretora e professora Maristela Estrela. Criada para a criançada, a penúltima oficina será dada pela artista e educadora em dança Uxa Xavier; a dirigida a adolescentes será coordenada pela professora e artista do corpo e da cena Maju Kaiser. As professoras convidadas também ministraram oficinas entre março e maio.

Sobre a companhia

A Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros iniciou seus trabalhos em 2006 no Estúdio Nova Dança, no Bexiga, no endereço da geração que começou a investigar a improvisação como possibilidade de dramaturgia para a dança, nos anos 1990, em Sampa. Ela nasceu como um espaço de criação coletiva, onde desenvolve continuamente, ao longo de 18 anos, uma pesquisa sobre improvisação em dança e música. O pensamento corporal está apoiado, principalmente, nos fundamentos da dança do Contato-Improvisação. 

Integrada por Alex Ratton, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Laila Padovan, pesquisa como a arte cênica pode ocupar os espaços públicos da cidade, como ruas e praças, e se relacionar com seus moradores. A partir daí, discute as relações do indivíduo com os espaços que ele habita e com os coletivos dos quais faz parte. 

Site da companhia: www.ciadamasemtransito.com.br 

Ficha técnica

Concepção e direção: Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros – Alex Ratton Sanchez, Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Laila Padovan 

Artistas convidades: Sumiko Arimori, José Yamin Risk, Stela Alves, Cilô Lacava, Maju Kaiser, David Nery, Victor Isidro (Vicc), Ana Beatriz Gomes Silva, Joana Navarro, Pedro Crochik, Olga Dojcsar e Tito Souto Godoy.

Direção musical: Gregory Slivar

Concepção da trilha sonora: Gregory Slivar e Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros

Músico convidado: Felipe Siles

Produção: Lívia Imperio – Naru Produções

Assistente de produção: Raissa Bagano

Figurinista: Silvana Marcondes

Oficinas: Uxa Xavier, Maristela Estrela, Cilô Lacava, Maju Kaiser e Felipe Cirilo

Roda de Conversa 1: Ierê Papá, Eugênio Lima e Estela Lapponi

Roda de Conversa 2: Uxa Xavier, Marina Guzzo e Mariana Vaz

Designer gráfico: Fernando Sciarra

Mídias sociais: Larissa Salgado 

Fotógrafa: Victoria Cavalcante 

Contra-regra: Ana Mi 

Assessoria de imprensa: Luciana Cassas

Informações do evento

Datas e Horários:
6 de julho de 2024 até 21 de julho de 2024 16:00 às 17:15 - Domingo 16:00 às 17:15 - Quarta-Feira 16:00 às 17:15 - Sábado

Entrada Gratuita

Classificações: livre

Acessibilidade: Com Acessibilidade

Site: http://www.ciadamasemtransito.com.br

Formato do Evento: Presencial

Local: CCSP - Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000, até 1288 - lado par - São Paulo / SP - 01504-000

Localização: